10 pontos que agilizam processos e a tomada de decisão na gestão financeira

Quem trabalha na liderança de uma organização sabe o quanto o tempo é um recurso precioso, e mais do que isso, o quanto uma decisão tomada fora do timming pode ser prejudicial e onerosa.

Hoje trazemos 10 pontos que te ajudarão a agilizar processos e assim conseguir tomar decisões mais rápidas e assertivas no gerenciamento da sua empresa e das finanças.

1. Defina prioridades
Ter senso de urgência é característica fundamental para qualquer gestor. Saber separar o que precisa ser feito agora do que pode ser feito depois é primordial para que as atividades tenham um fluxo saudável. Uma boa alternativa é fazer atividades mais simples primeiro e deixar as atividades mais elaboradas para o final, isso te dará uma sensação de produtividade, assim como te fará eliminar várias pendências.

2. Faça listas
Tirar as preocupações da cabeça e colocar no papel alivia a necessidade de lembrar de tudo de uma única vez e concentra tudo em único lugar, assim você também evita o esquecimento de algo importante.

3. Confie na sua equipe
Contar com uma equipe de profissionais experientes é essencial.
Delegar e descentralizar decisões menos importantes te permitirá ter tempo para cuidar de questões mais delicadas ou que demandam mais atenção de sua parte.

BAIXE NOSSA PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA GRÁTIS

4. Elimine pontos de improdutividade
Evite ao máximo a dispersão ou fazer várias coisas ao mesmo tempo.
É melhor fazer uma coisa bem feita por vez do que várias pela metade. Tente sempre que possível evitar lugares com ruído ou com coisas que possam tirar sua concentração.

5. Faça um bom planejamento estratégico
Pode te tomar um pouco de tempo no início, mas sem sombra de dúvida o ganho em longo prazo é enorme, um bom planejamento estratégico te faz ter uma visão mais ampliada e consistente para tomadas de decisão precisas no gerenciamento financeiro.

6. Busque ferramentas e outros recursos tecnológicos
O que não falta hoje em dia são ferramentas e recursos tecnológicos para gestão financeira com o intuito de facilitar o cotidiano do departamento financeiro. Além de economizar tempo, esses recursos evitam falhas humanas, ou seja, o ganho é duplo.

7. Busque conhecimentos sobre finanças
Pode parecer óbvio, mas sempre há algo a se aprender. Uma nova informação pode ser crucial para agregar e fazer com que o tempo e a forma como algo é feito no que consiste ao gerenciamento financeiro seja otimizado ou potencializado.

8. Automatizar os processos de gestão financeira
Sempre que possível tente automatizar ao máximo os processos de gestão financeira, isso permite um histórico consistente e evita perda de arquivos, assim como manipulação de dados ou informações.

9. Tenha um plano B
Se precaver é sempre uma ótima saída. Ter outro projeto caso a situação não saia como planejado te deixa mais confiante e estruturado sem perder o foco no que é realmente importante para o desenvolvimento do negócio, além de fazê-lo poupar bastante tempo mediante contratempos.

10. Troque experiências
Ouvir o que os funcionários têm a dizer ou as experiências de CEO’s ou gestores de outras empresas ou departamentos podem trazer informações que até então não tinham sido notadas ou observadas.

Esperamos que com 10 dicas você possa estar mais bem preparado para se precaver e enfrentar os desafios que a gestão de uma organização propicia de forma mais ágil e assertiva. Até a próxima!

BAIXE NOSSA PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA GRÁTIS



WhatsApp chat