6 dicas para melhorar a sua gestão financeira empresarial

Todos sabem o quão importante e crucial uma boa gestão financeira empresarial é para estabelecer e fundamentar um negócio independente do tempo de mercado ou do tamanho da atividade da empresa.

Preservar a saúde financeira do estabelecimento é essencial para manter a integridade e a sustentabilidade dos negócios, assim como para garantir seu crescimento.

No post de hoje você irá entender os benefícios que sua empresa pode ter ao melhorar sua gestão financeira empresarial com essas 6 dicas especialmente preparadas para vocês.

BAIXE NOSSA PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA GRÁTIS

1) Fique atento ao planejamento financeiro
Por mais simples que possa parecer, muita gente não dá a devida atenção ao planejamento financeiro e muito menos estabelece um planejamento financeiro anual.
Em tempos de crise e de mudanças extremamente repentinas, ter um planejamento financeiro bem desenhado deixa de ser uma escolha para tornar-se primordial, mas mais do que isso, não adianta fazê-lo e guardá-lo na gaveta, é indispensável segui-lo, observando o que pode ser aprimorado e claro direcionando sua energia para o que gera mais lucro para a empresa.

2) Separe já as finanças pessoais das finanças empresariais
Misturar as despesas pessoais com as empresariais? Nem pensar.
Embora seja um erro muito corriqueiro principalmente cometido por pequenos e microempresários, é imprescindível separar as finanças.
Dividir é fundamental para que o capital de giro funcione e que haja dinheiro em caixa para pagar fornecedores, funcionários, entre outras pendências. Incluir as despesas domésticas nos custos da empresa irá inevitavelmente prejudicar seu negócio.
O primeiro passo é separar as contas correntes. Além disso, uma conta corrente jurídica pode ser muito benéfica, caso no futuro você precise de um empréstimo para investir ainda mais na sua empresa.

3) Defina prioridades nos custos
Definir prioridades é separar o joio do trigo. O que é importante do que não é.
O que pode ser feito para aprimorar a gestão? Reduzir o quadro de funcionários, o estoque, a estrutura, o preço do aluguel? Aumentar o prazo de pagamento das dívidas? O que pode ser negociado? O que é realmente necessário comprar ou manter?
Estipule um budget máximo para cada setor do seu negócio de acordo com o seu fluxo de caixa. E o mais importante: resista à tentação de sair comprando sem antes ter certeza de que realmente terá receita suficiente ao longo dos meses para quitar.

BAIXE NOSSA PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA GRÁTIS

4) Modifique a cultura organizacional
Que tal contar implementar uma cultura organizacional colaborativa e de economia pela empresa?
Comece a estimular as leituras digitais e a redução de impressões; incentive o uso de rascunhos; estimule o uso de canecas ao invés de copos plásticos no escritório; solicite ao menos 3 orçamentos de fornecedores e escolha o que apresentar melhor custo-benefício. Pequenas atitudes podem gerar receitas que nem se quer eram esperadas.

5) Utilize ferramentas financeiras e de gestão
Acompanhar as novidades tecnológicas e as novas ferramentas de gestão financeira podem fazê-lo(a) economizar bastante tempo e dinheiro.
Um bom exemplo disso é o recurso do fluxo de caixa que é um instrumento que apresenta de forma detalhada as entradas e saídas dos recursos da empresa dentro de um determinado período, entre tantos outros recursos, aplicativos e softwares disponíveis que com certeza irão facilitar seu dia-a-dia.

6) Conte com a ajuda de especialistas financeiros
Se considerar necessário, solicite a ajuda de um profissional ou de uma empresa especializada para te auxiliar a enxergar pontos cegos, enxugar custos e desse modo aumentar a receita e quitar dívidas.
Muitas vezes contar com um auxílio externo pode ser um grande avanço para a empresa. E uma oportunidade de retomar o crescimento e expandir o negócio.

Agora que você já conhece essas dicas, fica mais fácil aprimorar a gestão financeira empresarial do seu negócio.
É arregaçar as mangas e mãos a obra!

BAIXE NOSSA PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA GRÁTIS



WhatsApp chat