Inovação: como cultivá-la no meio empresarial?

girl-162474_960_720Um item essencial para manter uma empresa renovada e atualizada é a inovação.
Muito se fala a respeito da tal inovação e muitos empreendedores se preocupam e questionam como inovar, como estar sempre um passo à frente. Afinal, na era da tecnologia, vivemos numa velocidade acelerada, onde o que era novidade hoje pode se tonar completamente obsoleto amanhã.

No artigo de hoje, vamos retratar esse tema e dar alguns toques que podem facilitar nessa jornada:

1) INOVAÇÃO E GRANDES ORÇAMENTOS = UMA COISA NÃO DEPENDE DA OUTRA:
Esqueça essa visão de que para se ter uma empresa inovadora você precisa ter um grande orçamento e que por isso, somente grandes empresas podem ser inovadoras.
Isso é um mito, é possível sim repensar o modo como usamos nossos recursos, rever processos, motivar a equipe, criar produtos e rotinas novas, sem grandes investimentos e sem elaborar projetos megalomaníacos. Observar a situação com um olhar mais abrangente e ouvir o que os funcionários têm a dizer/sugerir para a empresa pode ser uma saída econômica para gerar novos pontos de vista e consequentemente mais inovação.

2) DE OLHO NO MERCADO:
O que os meus concorrentes estão fazendo nesse momento, como tem sido seus passos, o que eles fazem de especial? O que eles fazem que eu ainda não faço? Observar o que está acontecendo no mercado e no seu segmento, podem torná-lo um player mais forte e trazer ideias novas para seu negócio.

3) ERROS: MALES QUE VÊM PARA O BEM:
Nem todo erro deveria ser visto como algo completamente ruim, às vezes é através deles que podemos descobrir novas formas de fazer as coisas, inclusive de forma mais eficiente e satisfatória. O que se pode extrair dos erros passados? Como podemos evitá-los? O que poderíamos fazer de diferente? Esse pode ser um combustível poderoso para fazer coisas que até então não haviam sido pensadas.

4) BRAINSTORMS + IMPLEMENTAÇÃO: CASES DE SUCESSO
Quem nunca saiu de uma sala de reunião com várias ideias maravilhosas fervilhando, cheio de otimismo e de vontade, mas que nunca saíram do papel? O brainstorm com pessoas de pontos de vista, áreas e experiências diferentes podem fornecer um painel de inovação bastante interessante para a empresa, mas de nada vai adiantar se no dia seguinte você engavetar essas ideias. Portanto, elabore um processo que garanta que as ideias irão adiante, peça ajuda para elaborar esses processos, e determine quais pessoas serão responsáveis desde o início até que a ideia efetivamente nasça.

É preciso estar atento, ler artigos e informações pertinentes ao seu negócio e a assuntos diversos, saber ouvir a opinião das pessoas a sua volta e acima de tudo bastante esforço e persistência. As ideias que diferenciarão o seu negócio, certamente não virão do “Eureka”.