Você utiliza o Kaban para aumentar a eficiência da gestão cotidiana do seu negócio?

O Kaban é um sistema que tem como objetivo principal aumentar a eficiência da produção através da otimização de recursos. Faz parte de uma das técnicas desenvolvidas pelos japoneses da Toyota dentro do modo de produção Just In Time (JIT).
Trata-se de um sistema baseado em referências visuais onde utiliza-se cartões/post-its com cores e tamanhos diferentes para definir e descrever as tarefas que precisam ser feitas, que estão sendo feitas e as já concluídas.
Engana-se quem pensa que esse método só pode ser aplicado a grandes empresas e linhas de produção. De uma maneira bem simples é possível separar tarefas por urgência necessidade.
No artigo de hoje, encorajamos a fazer 3 listas com post-its ou em um lousa, separando as atividades da seguinte forma:

1) To-dos: tudo o que ainda precisa ser feito

2) Doing: tarefas que estão em andamento

3) Done: o que já foi feito

Após fazer a lista, delimite os prazos (dias e horários) que você deverá executar as tarefas de acordo com seu grau de complexidade. O que for mais simples ou mais urgente entra na frente. O que tiver mais tempo para ser feito ou tiver um grau de dificuldade maior, entra mais atrás na fila.

É um sistema bastante compacto e fácil de ser implementado, mas que deve ser alimentado diariamente a fim de evitar ociosidade dos funcionários ou sobrecarregá-los, e assim as tarefas ficam sempre em dia e organizadas.
Vale a pena experimentar.



WhatsApp chat