3 métodos que vão atrair investidores para a sua startup

 

Desenvolver uma startup é um percurso desafiador. Na maioria dos casos, um dos maiores obstáculos que os profissionais encontram no meio do caminho é a necessidade de captar investimento. 

 

Assim como produtos precisam ter uma proposta de valor para atrair o interesse dos consumidores, as empresas devem mostrar aos possíveis investidores o por quê vale a pena depositar o capital nelas. 

 

Uma das principais estratégias para levar awareness e valor aos investidores é calcular o valuation da sua startup. Esta ferramenta vai mostrar quanto vale o seu negócio e qual o seu potencial de lucro.

 

Neste artigo, daremos o passo a passo para você aprender três métodos de calcular o seu valuation e se tornar um negócio atrativo para o mercado.

 

Introdução ao Cálculo de Valuation

 

Está claro que o valuation é uma estratégia que tem como objetivo descobrir o valor de uma empresa, mas como faz para chegar no resultado? Para começar os cálculos, é preciso ter os números dos elementos abaixo:

 

  •  Fluxo de caixa;
  • Patrimônio;
  • Endividamento;
  • Volume de Vendas;
  • Tamanho do mercado em que a startup atua;
  • Barreira de entrada e concorrentes;
  • Parcerias;
  • Nível de inovação operacional;
  • Proposta de valor das soluções oferecidas;
  • Grau de obsolescência das soluções;
  • Ativos intangíveis (valores, cultura organizacional etc.).

 

Empresas que ainda não possuem grande valor financeiro devem explorar os elementos de maior caráter subjetivo. O importante é comprovar que seu negócio vale a pena, independentemente de quais sejam as razões.

 

Primeiro método: Total de ativos + lucro líquido

 

Este método é o mais recomendado para as startups de pequeno porte, com um ou dois sócios e pouco tempo de lançamento.

 

Aqui, basta somar todos os ativos com os resultados adquiridos pelo balanço fiscal mais recente. Por exemplo, se a sua startup tiver 100 mil reais em ativos acumulados (dinheiro em caixa ou em banco, contas a receber, matéria-prima, mercadorias, maquinário, aplicações financeiras de curto prazo, imóvel) e um total de 50 mil reais em lucro líquido no último balanço, o valuation será de 150 mil reais.

 

Segundo método: Base Zero

 

A lógica desta metodologia é simular a criação de uma startup igual a sua do zero. O valuation será o valor necessário para erguê-la. 

 

Para chegar neste valor, tome nota de todos os ativos tangíveis que a sua empresa possui. Some todos os investimentos, com o aluguel do espaço, matéria-prima, contratação de pessoal, produtos em estoque, impostos, taxas etc. 

 

Terceiro método: Venture Capital ou Capital de Risco

 

Deixamos o cálculo mais complicado para o final, é claro!

 

A metodologia Venture Capital (ou Capital de Risco) mostra quanto de lucro o seu potencial investidor vai ter, a médio ou longo prazo, se ele investir na sua empresa hoje. Ela é recomendada para startups que estão há mais tempo no mercado, porque é preciso ter levar em consideração as seguintes informações:

 

  • Quanto você pretende investir na empresa;
  • Estimativa de faturamento anual;
  • A projeção de receita para o ano de resgate do investimento (5 anos);
  • A margem líquida esperada para esse mesmo período.

 

Preço Sobre Lucro (P/L)

 

Outra base para calcular o valuation é o múltiplo P/L (preço sobre lucro) do segmento em que a sua empresa atua e a taxa de desconto que o investidor espera receber do investimento que ele vai fazer em seu negócio.

 

Comece estimando a margem líquida no ano previsto para a retirada do investimento e, em seguida, projete a receita para o mesmo ano para que se possa chegar ao lucro líquido. Depois, você deve multiplicar o lucro líquido pelo múltiplo P/L para descobrir o valor da sua empresa no final do período determinado após o investimento.

 

Para projetar o resultado que você acabou de obter, divida-o pela taxa de desconto que seu investidor determinou e chegue no valor da startup após o investimento. 

 

Mas ainda não acabou! Você também precisa saber o valor da sua empresa no período anterior ao investimento. E como? Pegue o último resultado que você encontrou e subtraia da quantia que o seu investidor aplicou na startup.

 

Exemplo:

 

  • Investimento pretendido: R$ 1 milhão;
  • Projeção de faturamento anual: R$ 2 milhões;
  • Projeção de receita para o ano de saída do investimento: R$ 10 milhões;
  • Suposta margem líquida: 22%;
  • Suposto múltiplo P/L: 20;
  • Valuation no ano de saída do investimento: lucro líquido do ano (R$ 1,5 milhão) x múltiplo P/L (20) = R$ 30 milhões;
  • Valuation atual: valor para o ano de saída do investidor (R$ 30 milhões) – investimento inicial (R$ 1 milhão) = R$ 29 milhões.

 

Ficamos por aqui! Com certeza há outras maneiras de se calcular o valuation da sua startup, citamos apenas as principais. Se você deseja auxílio em sua gestão financeira, pode contar com a equipe de especialistas da Vibratto. Nossos profissionais de alta expertise fazem avaliações mais completas e detalhadas para que seja possível chegar a resultados realistas, confiáveis e que agregam valor ao seu negócio.

 



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