10 dez 5 dicas para aumentar o faturamento da sua startup
Em meio a aceleração digital causada pelo novo Coronavírus, as startups foram as menos afetadas. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) mostra que enquanto as micro e pequenas empresas registraram uma queda de 87% em seus faturamentos, entre as empresas de tecnologia, essa porcentagem foi de 68%. Um dos motivos para que isso tenha ocorrido é o fato de as startups lidarem constantemente com inovação e terem mais facilidade para se adaptarem aos novos processos exigidos pela aceleração digital. O levantamento mostra, inclusive, que cerca de 13% delas aumentaram o faturamento neste período. Porém, esta ainda não é a realidade de todas as startups.
No Vale do Silício, Califórnia, por exemplo, mais de 50 empresas de tecnologia cortaram ou deram férias para aproximadamente 6 mil funcionários, como informado pelo jornal americano New York Times. Isso preocupa tanto empreendedores como colaboradores e afeta negativamente o mercado global. Mas, já que a inovação é um fator benéfico para essas empresas, quais estratégias elas devem implementar para aumentar o faturamento? É isso que vamos abordar neste artigo. Antes disso, precisamos te explicar a diferença entre faturamento e lucro. Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas ainda não possuem claro esses conceitos em mente.
Faturamento é o total das vendas realizadas por uma empresa em um determinado período, sem considerar os custos e despesas. Enquanto o lucro engloba tudo o que foi vendido e subtrai esse valor por custos e despesas. Dessa forma, podemos dizer que o lucro é a receita líquida de um negócio, enquanto o faturamento são os resultados brutos. Com essa definição, compreendemos que para aumentar o faturamento de uma startup não basta vender mais, é necessário ainda diminuir os gastos e as despesas. E o que fazer para elevar os ganhos de uma startup? O segredo está nas cinco dicas a seguir.
Lucro com dados
Grandes empresas estão investindo fortunas para conseguir cada vez mais informações sobre clientes e potenciais compradores. Com esses dados, as startups podem desenvolver novas funcionalidades e otimizar campanhas de marketing em favor do faturamento da empresa. Neste contexto, a coleta e tratamento adequado dessas informações se faze necessário para qualquer empresa de tecnologia.
Variar os preços
A precificação de produtos ou serviços é uma questão tanto quanto emblemática, já que nem sempre as startups vão conseguir mais vendas apenas aumentando o preço. Em alguns casos é possível até reduzir os ganhos. A melhor forma de variar a precificação de produtos ou serviços é conhecer bem o negócio e a sensibilidade do consumidor ao preço. Dessa maneira conseguimos identificar qual a estratégia mais adequada para a empresa.
Uma análise crítica dos aspectos mercadológicos e financeiros será essencial, principalmente se for realizada por um especialista. Variar o preço é uma alternativa delicada e deve ser executada com bastante cuidado.
Avaliar processos
É importante conhecer todos os processos da startup em questão, os contratos com fornecedores, contratação e ferramentas utilizadas para facilitar na análise do que deve ser mantido e aquilo que pode ser eliminado, adaptado ou reduzido.
Muitas vezes, durante o processo de construção de um negócio, desenvolvemos soluções internas que poderiam ser facilmente adotadas por outras empresas e startups. Essa é uma estratégia que poucos empreendedores conhecem, mas que tem um enorme potencial de comercialização a custo baixo, ideal para gerar mais receita para uma startup.
Reduzir custos e despesas
Como vimos, o faturamento está diretamente relacionado aos custos e despesas de qualquer negócio. Portanto, fazer um “raio-X” da empresa e mapear os gastos é imprescindível na hora de economizar.
Uma dica é conversar com o restante da equipe ou, caso seja o único encarregado da área, vale contratar uma assessoria financeira à medida em que potencializa suas habilidades em finanças. Para saber mais sobre como alcançar o sucesso financeiro do seu negócio, clique aqui.
Treinamento de vendas
A qualificação de um time de vendas traz benefícios tanto para os funcionários, que se sentem motivados e melhoram o relacionamento com a equipe, quanto para os clientes, que terão um atendimento diferenciado. A empresa, por sua vez, ganha credibilidade por aproveitar talentos. Portanto, a capacitação da equipe de vendas é um investimento que deve estar inserido no orçamento de um negócio.
Aumentar o faturamento não só de uma startup, mas de qualquer empresa requer organização, disciplina, visão e muito conhecimento em finanças, pois a redução de despesas é fator primordial neste processo. Trace metas, trabalhe com dados e preze pela qualificação da sua equipe de vendas. Mas lembre-se de ter cuidado ao precificar produtos e serviços. Queremos ajudá-lo a tomar as melhores decisões rumo ao sucesso financeiro da sua startup, não deixe de conferir nossos serviços e escolher o que mais se encaixa ao seu negócio.