8 ideias para aumentar as receitas da empresa em tempos adversos

De uma forma geral, podemos dizer que os últimos anos não foram fáceis para quem empreende. Crise sanitária, com crise política e econômica, baixos níveis de confiança e uma boa dose de insegurança. Mas, será que dá para aumentar as receitas da empresa mesmo em tempos tão adversos?

Como administradores de processos financeiros de empresas de diferentes perfis e segmentos, podemos afirmar: é possível, sim!

Preparamos uma lista com 8 ideias para gerar receitas e também reduzir custos. Essas iniciativas relacionadas trarão mais tranquilidade com relação ao caixa. Garantimos que elas funcionam, não importa quais sejam as intempéries que encontremos no meio do caminho.

#1 Ampliar o escopo de trabalho com os clientes ativos

Um dos caminhos é analisar com muita calma e atenção a lista de clientes ativos e ver se tem algo do seu portfólio que poderia ser interessante para o negócio deles e eles ainda não contrataram. Vale apresentar as vantagens de incluir outras das suas soluções no contrato. Mas, lembre-se: tem que ser algo que realmente gere valor para o seu cliente, senão você corre o risco de botar a perder uma relação.

#2 Usar a cláusula de reajuste anual

Um contrato de prestação de serviços recorrentes deve ter cláusula de reajuste anual. De modo geral, usa-se como regulador o Índice Geral de Preços – Mercado (IGPM). Claro que em períodos de muita inflação, esse ponto será sensível e você terá que negociar caso a caso, considerando o histórico da relação com o cliente, o novo escopo da renovação do contrato e até a média de preços praticada no seu segmento para não descolar muito da realidade.

#3 Alinhar prazos das entradas e saídas

Pode ser que alguns ajustes nos prazos de recebimento das faturas e pagamentos melhorem seu fluxo e evitem maiores apertos em determinadas épocas do mês. Vale a pena lançar um olhar cuidadoso para esse ponto e avaliar quais pontos é possível renegociar para a fluidez.

#4 Verificar se os seus recursos estão aplicados de forma inteligente

Você até tem algumas reservas, mas será que elas estão rendendo tudo o que poderiam? Recomendamos que observe e avalie se os seus recursos financeiros estão simplesmente parados em uma conta ou estão aplicados de forma estratégica e com o máximo de retorno que o mercado oferece.

#5 Avaliar o que dá para automatizar

Já há tecnologias para a automatização de inúmeras tarefas operacionais que demandam tempo precioso da sua empresa. Automatizar o que é possível reduz custos e aumenta a produtividade, pois libera as equipes para as atividades mais estratégicas.

#6 Considerar o home office ou o modelo híbrido de trabalho

Para a realização das atividades da sua empresa, você precisa mesmo de um espaço físico? Com a consolidação do home office e modelo híbrido de trabalho, as empresas que podem implementá-los ganham com produtividade dos funcionários e redução de custos como aluguel, água, luz, condomínio e despesas de transporte. É uma mudança de cultura, mas vale a pena investir nesse processo para ganhar mais liberdade financeira.

#7 Rever criteriosamente todas as contas fixas e variáveis

Você já cortou todos os custos desnecessários do seu negócio? Essa é uma tarefa à qual o empreendedor deve se dedicar de tempos em tempos. É sempre bom entender se há uma torneirinha aberta fazendo com que o dinheiro esteja desaparecendo sem que você se dê conta.

#8 Renegociar as dívidas

Se a sua empresa tem dívidas, é muito importante avaliar as opções de mercado e ver se é possível trocar por um empréstimo com condições melhores. Vale a pena conferir esse post sobre o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE) que publicamos recentemente. Trata-se de um programa criado pelo governo federal durante a pandemia para fortalecer o pequeno negócio, facilitando o acesso ao crédito. O PRONAMPE tornou-se permanente e entre as suas principais vantagens estão a concessão de créditos a juros baixos, com os maiores prazos para pagamento e sem a necessidade de oferecimento de bens como garantia.

Como uma empresa de BPO financeiro, conseguimos orientar nossos clientes com experiência e olhar minucioso para todas as oportunidades de aumentar as receitas da empresa mesmo em tempos adversos. Que tal marcar uma conversa com os nossos especialistas? Será um prazer pensarmos juntos nas melhores soluções para o seu negócio.