23 dez Descubra se você precisa terceirizar os serviços financeiros da sua empresa
No dia a dia de uma empresa são necessárias muitas informações para mantê-la ativa no mercado, ainda mais na área financeira, que exige informações com qualidade, assertividade e conhecimento. Esses são alguns dos inúmeros requisitos para qualquer empresário tomar decisões importantes. Decisões estas que afetam a empresa, seja positiva ou negativa, mas, existe um fator que muitas vezes atrapalha nossas decisões ou julgamentos: o emocional. Por isso, resolvemos tratar deste assunto neste artigo.
O emocional, algumas vezes assume o lugar da razão e da lógica em muitas decisões no ambiente corporativo. Não estamos dizendo para deixar de sentir ou virar um robô, mas é importante saber quando o emocional não está equilibrado, para evitarmos a tomada de decisões precipitadas, que impactam no financeiro e outras áreas da sua empresa.
Diversas vezes descobrimos que essas decisões, que à primeira vista parecem muito acertadas e racionais, foram tomadas baseadas totalmente nas nossas emoções. Mas como podemos usar as emoções a favor dos nossos investimentos?
Confiamos muito no nosso pensamento intuitivo e isto não está errado, ele desempenha uma função muito importante na nossa vida: nos ajudar a sobreviver. É através dele que conseguimos sair de situações de perigo com mais rapidez.
Um empresário segue seus instintos para tomar as melhores decisões para a empresa, mas quando o negócio toma certas proporções, os instintos ainda são úteis, mas a razão e a lógica necessitam de mais espaço na tomada de decisões para evitar uma série de consequências.
Quando a intuição falha, é preciso trabalhar para corrigir o erro gerado pela decisão equivocada, caso contrário dará lugar à procrastinação. Adiar tomadas de decisões importantes na empresa, como investir no lugar certo, esquecer de pagar impostos, deixar o calendário de dívidas de lado e tantos outros componentes fundamentais pode gerar consequências que, além de abalar o emocional, prejudicam o desempenho da empresa.
Por isso, cuidar da área financeira de qualquer negócio exige informação de qualidade e a compreensão de certos cenários do mercado. É nesse momento que você e qualquer outro empresário se deparam com situações arriscadas para decidir o futuro do negócio. Se você deixar as emoções e intuição tomarem conta, poderá atrapalhar o desenvolvimento da empresa.
Empecilhos na hora de poupar ou investir
Segundo o Banco Mundial, apenas 3,64% da população economiza para a aposentadoria, um dos índices mais baixos do mundo. A média na América Latina é de 10,6%, enquanto outros países emergentes, como México (20,85%), África do Sul (15,93%) e Rússia (14,56%), apresentam números melhores. Além disso, apenas 28% dos brasileiros declaram ter poupado algum dinheiro nos últimos 12 meses.
Existem inúmeros fatores que explicam esses dados. Independente da resposta, um fator que faz com que as pessoas poupem dinheiro é a razão. Certamente a emoção está no meio, mas o equilíbrio emocional é um fator muito importante na hora de poupar ou investir. Quer saber porquê? Continue lendo este artigo.
Acredito que você talvez conheça alguém que, no final da adolescência e início da fase adulta não sabia administrar bem as finanças pessoais e, em algum momento da vida, se deparou com uma série de dívidas.
A maioria das pessoas, sejam empreendedoras ou pessoas físicas, não aprendem a importância do dinheiro, da economia de capital e dos investimentos. Neste cenário surge a dificuldade de poupar. Isso acontece por inúmeras razões. Uma delas é a falta de informação, conhecimento e clareza das atitudes financeiras. Quando temos objetivos claros, a dificuldade diminui e o dinheiro ganha propósito, mas é importante deixar de lado os impulsos e emoções imediatistas, para evitar gastos desnecessários.
A falta de informação, conhecimento e clareza sobre a importância de poupar e investir se agrava quando o proprietário passa a investir no momento errado ou mesmo investir em produtos com baixa margem de lucro, entre outras decisões que colocam em risco o capital da empresa. Por isso, frisamos a importância de integrar ao time da empresa especialistas financeiros.
É nessas horas que uma assessoria ou consultoria faz a diferença. Profissionais qualificados e experts na área vão te instruir e apresentar os melhores cenários com projeções de onde sua empresa pode chegar com o planejamento financeiro adequado.
Dependendo do fluxo da empresa, pode ser uma boa solução terceirizar o departamento financeiro por inúmeras razões:
- Custos com décimo terceiro
- Absenteísmo
- Despesas com CLT
Como mencionamos, a decisão ainda fica sob responsabilidade do empresário, no entanto, o suporte é mais qualificado e existe uma estrutura para garantir resultados.
Ao deixar de absorver toda a demanda burocrática e financeira, é possível:
- Desenvolver novos produtos e serviços
- Planejar expansões
- Criar novas parcerias
- Buscar novas soluções de negócios
- Criar planos de comunicação para os produtos e serviços
- Treinar vendedores
- Focar no crescimento da empresa
O empreendedor terá uma série de possibilidades à sua disposição ao terceirizar o departamento financeiro.
Sabemos que a dúvida e a desconfiança são os grandes vilões dessa mudança. Deixar as finanças na mão de outra empresa é muito preocupante, afinal é do seu dinheiro que estamos falando. Mas com a Vibratto você pode ficar tranquilo, nossos acessos são administrativos, seu dinheiro e dados ficarão seguros e em sigilo, fornecemos todas as informações necessárias para que o empreendedor tome as melhores decisões.
A Vibratto faz a gestão financeira de forma prática, ágil, transparente e com muita competência. Contamos com uma equipe extremamente qualificada e multidisciplinar, que te ajuda a planejar as estratégias de curto, médio e longo prazo. Além disso, te ajudamos a reduzir custos operacionais, já que você não precisará contratar e nem treinar diversos colaboradores. Isso também te ajuda a economizar tempo.
Quando um empreendedor não está diretamente envolvido na área financeira da empresa, ele pode dar atenção ao que realmente importa, como captar mais clientes, acompanhar de perto os fluxos e processos, e expandir o network.
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