19 abr 3 métodos que vão atrair investidores para a sua startup
Desenvolver uma startup é um percurso desafiador. Na maioria dos casos, um dos maiores obstáculos que os profissionais encontram no meio do caminho é a necessidade de captar investimento.
Assim como produtos precisam ter uma proposta de valor para atrair o interesse dos consumidores, as empresas devem mostrar aos possíveis investidores o por quê vale a pena depositar o capital nelas.
Uma das principais estratégias para levar awareness e valor aos investidores é calcular o valuation da sua startup. Esta ferramenta vai mostrar quanto vale o seu negócio e qual o seu potencial de lucro.
Neste artigo, daremos o passo a passo para você aprender três métodos de calcular o seu valuation e se tornar um negócio atrativo para o mercado.
Introdução ao Cálculo de Valuation
Está claro que o valuation é uma estratégia que tem como objetivo descobrir o valor de uma empresa, mas como faz para chegar no resultado? Para começar os cálculos, é preciso ter os números dos elementos abaixo:
- Fluxo de caixa;
- Patrimônio;
- Endividamento;
- Volume de Vendas;
- Tamanho do mercado em que a startup atua;
- Barreira de entrada e concorrentes;
- Parcerias;
- Nível de inovação operacional;
- Proposta de valor das soluções oferecidas;
- Grau de obsolescência das soluções;
- Ativos intangíveis (valores, cultura organizacional etc.).
Empresas que ainda não possuem grande valor financeiro devem explorar os elementos de maior caráter subjetivo. O importante é comprovar que seu negócio vale a pena, independentemente de quais sejam as razões.
Primeiro método: Total de ativos + lucro líquido
Este método é o mais recomendado para as startups de pequeno porte, com um ou dois sócios e pouco tempo de lançamento.
Aqui, basta somar todos os ativos com os resultados adquiridos pelo balanço fiscal mais recente. Por exemplo, se a sua startup tiver 100 mil reais em ativos acumulados (dinheiro em caixa ou em banco, contas a receber, matéria-prima, mercadorias, maquinário, aplicações financeiras de curto prazo, imóvel) e um total de 50 mil reais em lucro líquido no último balanço, o valuation será de 150 mil reais.
Segundo método: Base Zero
A lógica desta metodologia é simular a criação de uma startup igual a sua do zero. O valuation será o valor necessário para erguê-la.
Para chegar neste valor, tome nota de todos os ativos tangíveis que a sua empresa possui. Some todos os investimentos, com o aluguel do espaço, matéria-prima, contratação de pessoal, produtos em estoque, impostos, taxas etc.
Terceiro método: Venture Capital ou Capital de Risco
Deixamos o cálculo mais complicado para o final, é claro!
A metodologia Venture Capital (ou Capital de Risco) mostra quanto de lucro o seu potencial investidor vai ter, a médio ou longo prazo, se ele investir na sua empresa hoje. Ela é recomendada para startups que estão há mais tempo no mercado, porque é preciso ter levar em consideração as seguintes informações:
- Quanto você pretende investir na empresa;
- Estimativa de faturamento anual;
- A projeção de receita para o ano de resgate do investimento (5 anos);
- A margem líquida esperada para esse mesmo período.
Preço Sobre Lucro (P/L)
Outra base para calcular o valuation é o múltiplo P/L (preço sobre lucro) do segmento em que a sua empresa atua e a taxa de desconto que o investidor espera receber do investimento que ele vai fazer em seu negócio.
Comece estimando a margem líquida no ano previsto para a retirada do investimento e, em seguida, projete a receita para o mesmo ano para que se possa chegar ao lucro líquido. Depois, você deve multiplicar o lucro líquido pelo múltiplo P/L para descobrir o valor da sua empresa no final do período determinado após o investimento.
Para projetar o resultado que você acabou de obter, divida-o pela taxa de desconto que seu investidor determinou e chegue no valor da startup após o investimento.
Mas ainda não acabou! Você também precisa saber o valor da sua empresa no período anterior ao investimento. E como? Pegue o último resultado que você encontrou e subtraia da quantia que o seu investidor aplicou na startup.
Exemplo:
- Investimento pretendido: R$ 1 milhão;
- Projeção de faturamento anual: R$ 2 milhões;
- Projeção de receita para o ano de saída do investimento: R$ 10 milhões;
- Suposta margem líquida: 22%;
- Suposto múltiplo P/L: 20;
- Valuation no ano de saída do investimento: lucro líquido do ano (R$ 1,5 milhão) x múltiplo P/L (20) = R$ 30 milhões;
- Valuation atual: valor para o ano de saída do investidor (R$ 30 milhões) – investimento inicial (R$ 1 milhão) = R$ 29 milhões.
Ficamos por aqui! Com certeza há outras maneiras de se calcular o valuation da sua startup, citamos apenas as principais. Se você deseja auxílio em sua gestão financeira, pode contar com a equipe de especialistas da Vibratto. Nossos profissionais de alta expertise fazem avaliações mais completas e detalhadas para que seja possível chegar a resultados realistas, confiáveis e que agregam valor ao seu negócio.