30 mar Renegociação de dívidas empresariais para um ano mais tranquilo
Recentemente, publicamos aqui no blog um texto com dicas de investimento para as empresas que têm o problema bom de caixa sobrando. Hoje, vamos falar de um tema que, infelizmente, é mais comum: empresas endividadas. Como conduzir a renegociação de dívidas empresariais e recolocar o negócio nos trilhos?
Dificuldades financeiras podem ser enfrentadas por todo tipo de negócio e, com um foco e disciplina, é possível reorganizar a casa, dar a volta por cima e retomar o caminho da prosperidade.
Deixamos aqui as nossas dicas e já adiantamos que consciência e planejamento são as palavras-chave para o sucesso.
#1 Mapear e classificar
É aconselhável que a empresa faça um mapeamento criterioso de todas as dívidas existentes e faça uma classificação. Qual o perfil dessas dívidas? Podem ser fiscais, bancárias, trabalhistas ou dívidas com fornecedores.
Esse mapeamento e classificação é muito importante para visualizar a complexidade da questão e montar o plano de ação para resolução.
#2 Avaliar o timing para a renegociação
Claro que pagar a dívida deve ser uma das prioridades da empresa, mas, também, em caso de endividamento, é preciso avaliar cuidadosamente se é o momento certo de renegociar e se a empresa tem capacidade real, naquele momento, de arcar com os compromissos.
#3 Acompanhar os incentivos
É fundamental ficar de olho nos incentivos governamentais para acesso a crédito. Tem recursos do Pronampe no mercado e o novo governo deve anunciar novos pacotes. É bom conhecer a carência, as condições para o empréstimo, as taxas e as carências.
Mas fique de olho 👀
Não tome novos empréstimos se não precisar deles e sem que haja um plano de pagamento factível
#4 Comparar taxas
Para negociar as dívidas bancárias, negocie com outros bancos e compare taxas. É importante saber que toda renegociação terá custos, então, renegocie na ordem de prioridade: que dívida sangra mais o seu negócio?
Agora, um conselho muito valioso: faça o possível para evitar novos endividamentos.
Se precisa de um olhar especializado e criterioso sobre as finanças da empresa para fazer negociação das suas dívidas empresariais, um BPO financeiro pode contribuir. Vamos agendar uma call?