15 ago A importância de acompanhar o desempenho do negócio
O bom funcionamento de um negócio demanda acompanhamento constante. Um empreendedor sabe a importância de manter a sua agenda controlada, os estoques abastecidos, a disponibilidade de insumos e materiais, se os clientes estão sendo bem atendidos, entre outras atividades ligadas à empresa.
Porém, nem sempre manter as operações de uma empresa em funcionamento significa que o negócio está crescendo e atingindo os objetivos esperados. É por isso que o acompanhamento constante do desempenho e dos resultados é primordial para evitar perder o controle das metas da empresa e acabar se surpreendendo negativamente.
Foco no negócio
Quando um negócio está em funcionamento, muitas atividades exigem atenção e foco total dos gestores, sócios e empreendedores. É importante manter os seus processos em conformidade, fazer boas parcerias, negociar com fornecedores, entender e se relacionar bem com os clientes e cuidar das finanças de um negócio.
Vamos imaginar a rotina de um empreendedor que busca participar e ter controle das principais atividades da empresa:
Ele gosta e quer manter contato com os seus clientes, e até mesmo atender pessoalmente alguns deles, para saber quais são as suas impressões e como pode oferecer melhores produtos ou serviços para eles.
O empreendedor precisa participar ativamente da atividade principal da empresa, seja na produção, execução de serviços ou negociação e vendas.
Esse empreendedor se preocupa em negociar os melhores preços com os fornecedores para poder repassar ao cliente um preço justo e competitivo no mercado.
Um empreendedor comprometido com seus negócios também se preocupa e encontra tempo em sua agenda para participar de eventos da sua área. Essa atividade é importante para que ele saiba das novidades do setor, se especializar no seu nicho de atuação e expandir seu networking, fazendo contatos e parcerias importantes para a sua empresa.
Para poder dar conta dessa rotina, o empreendedor acaba tendo pouco tempo para se dedicar às finanças da empresa ou ainda, para reduzir os custos, coloca as atividades de administração financeira a cargo de algum outro funcionário que já tem outras funções dentro do negócio.
O resultado disso é que a administração do fluxo de caixa, os processos de contas a pagar e a receber e demais atividades da área financeira não são planejados, controlados e executados de forma adequada, trazendo impactos negativos para o negócio a médio prazo.
Administração financeira para sucesso nos negócios
Uma boa administração financeira dos negócios permite que os pagamentos de obrigações de uma empresa, como dívidas com credores, fornecedores, impostos e taxas importantes para o funcionamento, sejam honrados dentro do prazo.
Manter as finanças controlada e organizada garante que a empresa tenha a capacidade de honrar seus compromissos financeiros para continuar em atividade e possibilita o crescimento do negócio no mercado.
Com o controle e organização dos processos financeiros, todo o valor que entra e que sai do caixa da empresa é registrado adequadamente. Esse processo permite acompanhar o desempenho do negócio, isso é, se está havendo geração de receita, lucro, prejuízo, se há recursos mal alocados, se é possível reduzir e enxugar custos desnecessário e a disponibilidade de capital necessário para expandir o negócio para aumentar a sua participação no mercado.
A área financeira de uma empresa tem ligação direta com o seu crescimento e com a capacidade de manter o negócio aberto e gerando receita. Portanto, é fundamental que essa área da empresa receba importante atenção, pois requer ações técnicas de profissionais especializados e preparados para fazer o controle e acompanhamento das finanças.
A terceirização financeira é uma excelente forma de deixar as atividades da área de finanças no controle de profissionais capacitados e especializados em todos os processos financeiros importantes para o negócio, além de enxugar os custos que são necessários para manter uma área financeira eficiente dentro da empresa.
Como acompanhar o desempenho do negócio
Para verificar se o negócio está obtendo lucro ou prejuízo é necessário manter registros adequados das operações e analisar os dados de forma criteriosa. Isso é possível através da definição de objetivos da empresa, criação de indicadores, registro de dados e posterior análise dos dados gerados.
Confira algumas dicas que lhe ajudarão a acompanhar o desempenho do seu negócio:
1 – Defina os objetivos do seu negócio
É importante saber onde você quer chegar para também saber se está no caminho certo. Defina quais são os objetivos da sua empresa a curto, médio e longo prazo. Por exemplo: uma nova unidade em 1 ano, aumentar os lucros em 20%, aumentar as vendas em uma campanha promocional, etc.
2 – Registre os dados e crie indicadores para análise
Depois de definir os objetivos da empresa, é importante definir métodos para registrar, analisar e avaliar se as metas estão sendo cumpridas.
Para isso, utilize sistemas e ferramentas adequadas que permitam registros eficientes e que sejam possíveis de serem analisados facilmente. De nada adianta manter os registros das operações se você não conseguir extrair os dados para utilizar em análises necessárias para tomada de decisões.
3 – Controle as contas a pagar e a receber
Basicamente, as contas a pagar se referem às obrigações financeiras de uma empresa (credores, bancos, fornecedores, prefeitura, estado) e as contas a receber são os valores que a empresa tem direito a receber, provenientes das vendas. Controlar essas contas permite ter dinheiro disponível no caixa para manter o pagamento das contas em dia. Você pode ler mais sobre isso no post: A importância de harmonizar os prazos a receber com as contas a pagar.
É muito comum que as atividades de uma empresa estejam funcionando a todo vapor, mas os empreendedores não têm a noção exata se o empreendimento tem gerado lucro ou prejuízo. Por isso, manter o controle dessas contas é fundamental.
4 – Avalie os resultados e o desempenho do negócio
Após definir os objetivos e metas da empresa, criar meios de registrar e mensurar os dados e ter controle do que sai e do que entra do caixa da empresa, é possível avaliar o desempenho do negócio.
De acordo com os dados apresentados é possível fazer ajustes e melhorar os processos para alcançar os objetivos da empresa e assim obter sucesso!
Agende um call com um dos profissionais especializados em administração financeira da Vibratto, que vai ajudar a identificar as soluções e procedimentos necessários para acompanhar o desempenho do seu negócio.