As 6 maiores armadilhas financeiras para startups

O maior objetivo de toda startup é validar as suas propostas e crescer no curto prazo. O fato é que essa trajetória rumo à expansão exponencial está cheia de ciladas. Por isso, achamos conveniente compartilhar a nossa experiência e trazer esse post com as 6 maiores armadilhas financeiras para startups. Fique de olho nelas!

#1 Negligenciar o tempo que deve ser investido na validação das ideias

Na ânsia de colocar as coisas de pé e se apresentar o quanto antes ao mercado, muitos gestores de startup acabam negligenciando os investimentos na validação do negócio e isso vai ter um impacto financeiro grande no futuro.

E se não houver um mercado robusto o suficiente para sustentar o seu negócio? E se já tem alguém fazendo o que você imagina e a sua proposta não é tão inovadora assim? Será que ainda assim há potencial para atrair investidores e disputar o mercado? Essas são algumas perguntas para as quais os sócios-fundadores precisam encontrar respostas e, de preferência, encontrar um cenário promissor.

#2 Estruturar um plano de negócio mambembe

Esse ponto está diretamente relacionado ao tópico anterior, mas quando falamos de plano de negócios, vamos um passo além da ideia e precisamos buscar o máximo de informações concretas que embasem a proposta.

Com esse mapeamento, de personas, mercados, diferenciais, forças e fraquezas do negócio, o empreendedor conseguirá tomar decisões mais assertivas e consistentes que, consequentemente, contribuirão para a saúde financeira da empresa no médio e longo prazo.

 #3 Ignorar as burocracias de proteção das suas ideias

Outra armadilha comum para as startups é quando os sócios não fazem os devidos registros das suas ideias. As startups trabalham com inovação, sobretudo, e é preciso pensar na proteção intelectual das suas criações desde o dia um de suas atividades.

Vale a pena se informar sobre o registro de marcas e patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e tomar as providências para se precaver e ter a titularidade das criações para poder explorá-las comercialmente com segurança e não cair nas mãos de investidores predadores que podem simplesmente se apropriar de suas ideias e lucrar em cima delas sem a sua participação.

As perdas financeiras por negligência com propriedade intelectual podem ser muito significativas. Tenha muita atenção a esse ponto. 

#4 Ter uma composição societária problemática

É evidente que, para crescer e escalar mais rapidamente, as startups precisam captar recursos junto aos investidores. Mas, aconselhamos fortemente que os sócios reflitam se é mesmo a hora de buscá-los e evitem assinar contratos sem leitura e ponderações criteriosas, agindo no impulso do calor do momento.

Evidentemente, o investidor que faz um aporte em qualquer negócio quer faturar em cima dele em algum momento, de preferência, o quanto antes. Isso faz com que muitos empreendedores com ideias criativas e potentes virem empregados dentro da própria empresa e em vez de prosperar rapidamente, precisam trabalhar para garantir os lucros dos investidores.

Ou seja, todo o tempo dedicado e os esforços de valor inestimáveis podem ser em vão se não houver uma gestão madura e contratos equilibrados como base para a relação com os investidores. 

#5 Cair em confusão patrimonial

Essa é uma cilada comum para todas as empresas, das mais tradicionais às startups: a confusão entre o que é dinheiro do empreendedor e o que é da empresa. É importante desfazê-la o quanto antes, buscando apoio e informações para a gestão financeira e fazendo rigorosa separação das contas.

 #6 Crescer sem estrutura

Outro desafio imenso em uma startup é preparar o terreno para crescer. Há a vontade de evoluir e escalar rápido, mas todo negócio precisa de tempo para se estabelecer e amadurecer. Contratações precipitadas, por exemplo, podem custar muito caro e abalar as estruturas do negócio.

Para liderar uma startup, é preciso ser otimista e ir em frente, mas analisar friamente as possibilidades é um imperativo para quem quer ter uma empresa sólida e próspera.

Somos uma empresa de BPO financeiro e olhamos para os números dando apoio especializado a diversas empresas. Com nosso conhecimento e experiência prática, temos condições de evitar armadilhas financeiras e poupar as startups de diversos dissabores, ajudando-as a encontrar um ritmo equilibrado de crescimentoQue tal marcar uma conversa com os nossos especialistas? Será um prazer pensarmos juntos nas melhores soluções para a sua startup decolar com segurança e estratégia.