Como a inteligência artificial pode gerar impactos financeiros nas empresas?

O fenômeno ChatGPT, plataforma de processamento de linguagem natural que permite a criação de textos e diálogos com características bem próximas às produções de seres humanos, levou à conversa social a discussão sobre os efeitos da inteligência artificial em diferentes aspectos, incluindo o mundo do trabalho.

Especialistas já alertam que a mudança vem em ritmo frenético, muito mais acelerado do que a revolução industrial, que elevou os patamares de produção gradativamente ao longo de 200 anos. Transformações importantes acontecerão nas próximas décadas, impondo aos profissionais e às organizações a necessidade de reorganização e a predisponibilidade para flexibilidade.

Adaptar-se ou desaparecer

O fato é que, se bem entendida, aproveitada e assimilada, a inteligência artificial pode gerar impactos financeiros positivos para as empresas, independentemente do porte e do segmento de atuação.

E tem mais: vai ser diferencial competitivo. Já é, na verdade. Então, para organizações que querem sobreviver e evoluir nesse contexto, não resta alternativa a não ser ter uma postura aberta para o assunto e adaptar-se rapidamente às novidades.

Veja algumas situações em que a inteligência artificial já faz diferença quando utilizada no ambiente dos negócios.

  • Chatbots para pré-atendimento e atendimento por WhatsApp e outras plataformas.
  • Automatização de processos de vendas.
  • Análise de dados médicos para ajudar profissionais de saúde na precisão dos diagnósticos.
  • Personalização da experiência do cliente com a sua marca, uma vez que a IA pode ser usada para identificar padrões no comportamento do consumidor e fazer recomendações customizadas, enviar mensagens personalizadas e direcionar a conteúdos de interesse.
  • Identificação de ineficiências nos processos empresariais, ajudando os gestores na tomada de decisões com base em dados.

 

Enfim, atividades baseadas em processos repetitivos tendem a dar espaço para a inteligência artificial, trazendo mais precisão às tarefas e liberando a mão de obra para serviços mais complexos. A inteligência humana nunca sairá de moda e será cada vez mais requisitada, mas temos que nos adaptar a novas realidades.

Melhorar a produtividade e eliminar tarefas repetitivas executadas por humanas só pode refletir positivamente nos resultados financeiros das empresas. 

Você está cogitando adotar soluções de inteligência artificial e quer avaliar os impactos financeiros que elas podem trazer para a sua empresa? O apoio de um BPO financeiro pode fazer toda a diferença para a assertividade das suas decisões. Vamos marcar uma conversa?