Como a política de juros afeta as empresas?

Assunto que não sai da pauta dos noticiários e está sendo sentido na pele pelas empresas: política de juros.  Na economia, a função dos juros é controlar a inflação e, por consequência, tem influência direta no poder de compra do consumidor e na oferta de crédito pelas instituições financeiras.

No Brasil, o controle da política de juros é uma incumbência do Comitê de Política Monetária (Copom), formado por diretores do Banco Central. Em reuniões periódicas, a cada 45 dias, eles estabelecem a taxa básica de juros, a Selic, que nada mais é do que o instrumento pelo qual a inflação é controlada em direção à sua meta. Na última reunião, no início de agosto, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic de 13,75% para 13,25% ao ano.

O efeito dos juros para as empresas na prática

De uma maneira muito simplificada e resumida, a elevação da Selic se dá com o objetivo de controlar a inflação, enquanto a diminuição está associada ao estímulo do consumo e aquecimento da economia.

Manter a Selic em um patamar alto por uma temporada prolongada, como tem acontecido, impacta outras taxas de juros do mercado como taxas de juros de crédito de banco, cheque especial, crédito rotativo do cartão, empréstimos e financiamentos também encarecem e o consumo cai.

A redução do consumo afeta as empresas e também a dificuldade de acesso ao crédito é um aspecto negativo para o ambiente de negócios. Em junho, por exemplo, uma das linhas de crédito que recomendávamos para os clientes pela facilidade de acesso, carência e taxas razoáveis, o Pronampe, foi suspenso e depois retornou com aporte de R$ 906,8 milhões do governo federal. Outra linha de condições interessantes que vínhamos recomendando, a FGI-Peac, estava sem recursos, mas foi retomada pela Caixa Econômica Federal com R$ 3,9 bi disponíveis.

Esses são alguns exemplos dos impactos da política de juros nas empresas. Contar com um BPO financeiro qualificado é importante para tomar as melhores decisões tanto nos períodos favoráveis quanto nas intempéries. Vamos marcar uma call?