Desafios do CFO com a gestão do fluxo de caixa

Em meio ao cenário global de recuperação econômica lenta referente a pandemia, os CFOs precisam preparar suas empresas para os desafios que podem surgir a qualquer momento. Ou seja, a manutenção de ganhos de desempenho, margens aparecem como prioridades neste momento.

Não podemos deixar de pontuar que a gestão de caixa e o capital de giro também se provam uma prioridade para os líderes do departamento financeiro, saber gerir o caixa de uma empresa num momento de incertezas sobre o fim da pandemia é o que pode garantir a sobrevivência de um negócio.

Outro ponto que precisa da atenção do CFO é a relação entre sustentabilidade e o custo da estrutura da empresa, existe um olhar com mais atenção em baratear este tipo de estrutura e ao mesmo tempo, buscar novas soluções para buscar capital novo.

Tudo isso pensando em um ambiente corporativo com maior restrição de crédito bancário e o distanciamento de mercados de capitais e fazendo com que o CFO tenha apenas duas saídas: rediscutir dívidas e negociar a longo prazo.

Gestão de Caixa

As nuvens negras começam a se dissipar para os CFOs no desafio de fluxo de caixa, mesmo com o crescimento do PIB em 2021 ainda é necessário se preocupar com as restrições de crédito das agências internacionais.

Com isso, temos as instituições financeiras nacionais reavaliando as concessões de crédito, já que com a pandemia o medo de inadimplência ainda é grande. Cabe ao CFO fazer uma gestão  das dívidas, selecionando se realmente aquele crédito é necessário no momento e que não impactará a empresa futuramente.

E é aqui que o CFO entrar com medidas mais eficientes em sua gestão de caixa, buscando prazo maior com os fornecedores, oferecendo parcerias com instituições financeiras, priorizando investimentos que oferecem maior rapidez de geração de caixa.

Outro ponto que podemos levantar são as oportunidades, já que é em momentos de crise como esse que saímos da nossa zona de conforto e buscamos impulsionar melhorias que levarão a empresa para um outro patamar na retomada da economia.

Como já dissemos em outro conteúdo, quem se destaca são aqueles que hoje investem em inovação e que se tornam mais rápidos e com mais vantagens competitivas e acabam se recuperando mais rápido.

Você vai gostar de ler esse artigo: CFO As A Service: O Que É E Qual A Inovação Que Trazem Às Empresas?

Gestão de Dívida

Gestão de capital de giro com redução de estoques e a gestão de dívida visando a redução e negociação das mesmas, também é uma das prioridades do líder financeiro. Também há uma necessidade contínua de melhoria  de custos em áreas indiretas, com foco no aumento da produtividade dos colaboradores.

E por último, a otimização das despesas de capital focado em inovações tecnológicas e na racionalização dos meios de produção também é vista como prioridade.

Proteção x Oportunidade

A possibilidade de aumento da taxa básica de juros, frente às projeções de inflação, somada à volatilidade do câmbio, em parte influenciada pela crise política, são fatores que dificultam a tomada de decisão.

O segundo desafio é equilibrar o foco no negócio, concentrando recursos no core business, e a contenção de despesas, evitando desperdícios, sem afetar a percepção do valor da marca pelo consumidor.

Com a pandemia todo mundo fala em cortes e redução da estrutura operacional e redução de investimentos, mas isso é algo que o CFO precisa analisar com cuidado para que não oprima a percepção de valor do serviço ou produto para o consumidor final, jogando fora todos os esforços quando a economia for retomada.

Veja também esse artigo: Segurança Da Informação: Qual O Papel Do CFO?

Reestruturação do time

A reestruturação do quadro funcional, com novas contratações, é uma das prioridades para este ano, junto à melhor gestão do fluxo de caixa e a reestruturação tecnológica.

Bons profissionais podem levar a empresa para um novo patamar, o CFO precisa de todos os departamentos em pleno funcionamento para as tomadas de decisões que auxiliarão o negócio.

A Vibratto é uma empresa voltada para soluções financeiras, ou seja, voltada para seu negócio e trabalhamos em todas as linhas de frente para que seu negócio faça o que precisa fazer: Lucrar e Crescer!

Deixe as preocupações conosco e veja seu negócio expandir.

 



WhatsApp chat Tire Dúvidas no WhatsApp