Diminuiu o faturamento da empresa, o que fazer?

Nem todo negócio segue de vento em polpa pra sempre, não é mesmo? Existem momentos em que o se diminui o faturamento da empresa, e é nesta hora que o empresário fica sem saber o que fazer, e como ato de desespero, sai investido dinheiro de forma errônea, achando que este é o melhor caminho, e é aí que ele se engana, e sua empresa vai seguir ladeira abaixo.

Mas como fazer pra que isso não aconteça?

Quando se chega em um momento desses, onde se diminui o faturamento da empresa, o empresário deve respira fundo e pensar com muita calma sobre o que pode ser feito. E é pra isso que existem as empresas de assessoria financeira, como a Vibratto. Empresas como estas estão disponíveis para ajudar empresas como a sua a crescer, e em casos como o citado, a voltar com o faturamento anterior, ou até mesmo a sair do buraco, se for o caso.

O real objetivo destas empresas é alavancar o crescimento da sua!

Elas prestam serviço de gestão financeira e terceirização do financeiro, onde avoca a parte financeira de sua empresa, procurando soluções personalizadas para o seu problema. O capital fica com a sua empresa, em nenhum momento a terceirizada fica com ele, e muito menos toma decisões sem a sua autorização; ela apenas procura soluções através de estudo detalhado dos relatórios de sua empresa, procura conhecer os problemas financeiros dela, e oferece sugestões para a resolução, cabe a você aceitar ou não.

A Vibratto, por exemplo, não tem autonomia sobre o capital de sua empresa, ou para tomar decisões, apenas estuda o caso de cada empresa em particular, já que cada uma tem a sua essência, suas particularidades, e assim surgem as recomendações e sugestões, ficando com a sua empresa a responsabilidade de aceitar ou não tais sugestões. E se esse for o caso, aí sim a Vibratto segue com a execução, com o compromisso maior de alavancar o faturamento de sua empresa e conseguir ótimos resultados, avocando esta parte burocrática, e deixando para você tempo para se dedicar às atividades principais da empresa.

Além da contratação deste tipo de empresa, iremos lhe ofertar algumas dicas para que sua empresa fique o mais longe possível de chegar a diminuir o faturamento. Continue lendo para conhecer estas dicas preciosas!

Diminua os custos

O primeiro passo é estudar a sua empresa, e saber com o que está sendo gasto o capital. Conhecer todos os fornecedores, e saber se existem outros com melhor custo-benefício. É imprescindível que sua empresa não gaste dinheiro de forma errônea, com coisas que não são de real necessidade. Para isso você deve ter um bom pessoal trabalhando na administração do seu negócio. E, se o resultado não for muito bom, não hesite em contratar uma empresa de terceirização de financeiro, mas claro, sempre pesquisando o melhor custo-benefício, procurando empresas sérias e que realmente sejam capazes de lhe dar o resultado esperado, como é o exemplo da Vibratto.

Não contrate empréstimos

O empréstimo financeiro pode chamar muito a nossa atenção, e até mesmo resolver o problema de imediato, mas a verdade é que, a médio prazo, levará a empresa apenas a mais dívidas. Os juros geralmente são exorbitantes, e se os prazos não forem cumpridos, nem se fala… Portanto, evite este tipo de negócio!

Invista em marketing e branding

Para que sua empresa cresça, é de fundamental importância que as pessoas a conheçam e conheçam seu produto, e para isso, nada mais funcional do que o marketing.

Temos tantas ferramentas a nosso favor, e muitas gratuitas, que o leque é imenso. Mas o ideal é você investir num marketing profissional. Mas antes você precisa do branding, que são ações ligadas aos valores de sua empresa, de sua marca. Com um bom branding, você poderá fazer um ótimo marketing, pois as pessoas irão ligar seu produto aos valores de sua empresa.

Capacitação dos colaboradores

Muitas vezes temos vendas perdidas porque os colaboradores da empresa não estão familiarizados de fato com o produto ou serviço vendido. Então nada melhor do que um treinamento, que pode ser feito na própria empresa, pelos próprios administradores ou os melhores conhecedores do produto/ serviço. Lembre-se de que os funcionários são a parte mais importante de sua empresa, pois é através deles que os clientes chegam ao caixa, e as vendas acontecem!

Amplie seus canais de venda

Toda empresa que se preze tem um provedor de internet para dar suporte, certo? Então, como usar isso a favor do crescimento do faturamento da sua empresa? Crie páginas em redes sociais onde você possa mostrar seu produto/ serviço.

A maior parte da população tem acesso á internet, e assim, a redes sociais; logo, seu produto será visto e conhecido, e sendo vendido via internet, de forma segura e prática, suas vendas vão aumentar, com certeza. O cliente podendo comprar seu produto online e receber na comodidade de sua casa é o que mais acontece hoje, e é uma tendência que só tende a crescer, devido a vida corrida que todos nós temos hoje.

Vendas por telefone também podem ser uma boa. Tenha canais disponíveis apenas para vendas, e pessoal preparado para atender.

 

Mas, e se já diminuiu o faturamento de sua empresa? Siga lendo este artigo, pois darei dicas de como sair dessa fase ruim.

Terceirize serviços

Como dito, é importante diminuir os custos, porém, terceirizar serviços neste momento pode otimizar o seu tempo de dedicação a empresa, enquanto pessoas especializadas fazem os outros serviços, principalmente os burocráticos. Pessoas treinadas especialmente para aquela função, se dedicarão somente à ela, e assim, a chance de sua empresa aumentar o faturamento e até mesmo sair do vermelho, é certo!

Ouça os seus clientes

Se tem alguém que pode dizer a você em que sua empresa está errando, são os seus clientes! Faça uma urna para que deixem comentários; crie uma página em rede social com abertura para críticas e sugestões, e LEIA! Não adianta o cliente dar as sugestões, se você não estiver disposto a ouvi-las, não é mesmo?

Controle diários dos caixas

É importante que o controle do fluxo dos caixas seja revisto todos os dias. Assim você poderá fazer um balanço semanal de quanto a sua empresa está faturando. Assim, com o seu fluxo de caixa sendo mais detalhista, melhor serão as suas informações financeiras, e é com elas que você vai trabalhar, ou a empresa terceirizada de assessoria.

Atualizar a empresa

Sua empresa tem anos de funcionamento? Que ótimo! Mas você ainda a faz funcionar como há anos? Então aí está mais um erro. As coisas mudam o tempo todo, se renovam a cada dia, e com sua empresa não pode ser diferente! Atualize-se! Conheça métodos novos, abuse da tecnologia a seu favor, renove seus produtos/ serviços. Cursos de atualização são sempre bem vindos!

Conhecer o Ponto de Equilíbrio Financeiro

O Ponto de Equilíbrio Financeiro nada mais é do que o valor mínimo que sua empresa precisa faturar para não cair no vermelho, ou seja, ela não perde dinheiro, mas também não ganha! Se ela faturou menos que o PEF, houve prejuízo, se faturou a mais, obteve lucro.

Isso ajuda você a adequar o planejamento orçamentário e saber se diminui o faturamento da empresa, e assim, você poderá ajustar sua empresa de acordo com os padrões que ela mesma vai lhe dar. Mas saiba que o PEF é um indicador financeiro de curto prazo, assim, não prepara a empresa para situações futuras.