Finanças da empresa: no que mirar no primeiro semestre do ano?

Já estamos virando o primeiro trimestre do ano e, do ponto de vista das finanças da empresa, é muito importante que algumas coisas já estejam bem resolvidas ainda no primeiro semestre.

A boa notícia é que ainda dá tempo de correr e acertar os ponteiros que faltam para o seu negócio trilhar um caminho de tranquilidade e prosperidade ainda esse ano.

Sem mais delongas, vamos às dicas:

#1 Clareza de objetivos e definição de metas

É preciso ter clareza de objetivos sobre os rumos para a empresa e escolher quais caminhos você percorrerá para atingi-los. Por exemplo, você pode ter definido que quer aumentar o faturamento da empresa em 20% . Ótimo! Quais os caminhos para isso?

Lembramos que toda receita tem custo. Por exemplo, você pensa em aumentar seus leads com anúncios pagos? Tem que prever o valor de mídia e a da agência que fará os anúncios e as configurações.

#2 Foco no caixa

O caixa deve ser uma prioridade constante do financeiro das empresas. É importante preservá-lo e trabalhar na formação de reservas. A gente nunca sabe de todas as intempéries que teremos pela frente. A única certeza é que, quanto maior o nosso caixa, mais tranquilamente passaremos por ela.

#3 Breakeven

As empresas devem ter muita atenção a esse ponto e aquelas que ainda não chegaram ao equilíbrio entre as receitas que entram e as despesas para o funcionamento do negócio, devem perseguir o breakeven como meta número 1.

 #4 Acompanhamento

Tão importante quanto ter clareza dos objetivos e definição das metas é a empresa ter a cultura de acompanhamento com mecanismos para conferir de tempos em tempos os indicadores e ver se as coisas estão saindo como planejado.

Um BPO financeiro com equipe especializada é capaz de olhar para as finanças da empresa e auxiliar o cliente com esses pontos, indicando o que é viável e factível. Vamos agendar uma call e pensar juntos sobre o que dá para fazer para um 2023 ainda mais próspero e produtivo?