Foque na retenção de talentos e colha resultados financeiros positivos

Os empreendedores precisam compreender que existe uma relação direta entre a retenção de talentos e os resultados financeiros positivos. Claro que na teoria é muito fácil do que na prática, mas quando pensamos em uma empresa capaz de prosperar e se manter saudável no longo prazo, lapidar constantemente o processo de seleção e retenção de recursos humanos é vital.

Mesmo com a tecnologia e a inteligência artificial chegando com força no mercado de trabalho, automatizando inúmeras tarefas, alguns negócios ainda dependerão de profissionais altamente qualificados para se manter no jogo e alargar as possibilidades e perspectivas. Encontrar e manter essas pessoas por perto é um grande desafio.

É preciso ter em mente que não é tarefa fácil e é preciso ter planejamento estratégico. Então, aqui vão algumas dicas para considerar:

#1 Contrate ajuda qualificada para a seleção

O apoio de especialistas em recrutamento e seleção é muito valioso e deve ser considerado um investimento. Ainda que você tenha um departamento de RH, pode ser interessante avaliar o suporte de uma consultoria.

Além de contribuir para lapidar o perfil ideal para preencher determinada vaga, a equipe da consultoria será capaz de avaliar não só a formação e capacidade técnica da pessoa que se candidata à vaga, como também validar se ele ou ela tem as softskills necessárias para ocupar a posição.

Contratações erradas, além de frustração, trazem prejuízos à empresa, com desperdício dos esforços investidos para atração de candidatos e onboarding do profissional que, no final das contas, não poderá contribuir para os projetos de desenvolvimento da empresa.

Os custos com a rescisão, dependendo do período que a pessoa ficou na empresa e do salário acordado, podem ser altos e, se a empresa não estiver preparada para essa possibilidade, pode ser um estrago significativo no orçamento.

#2 Invista em treinamentos

Se você quer alcançar novos patamares na sua empresa, uma equipe que domina o segmento e a excelência no atendimento aos clientes será fundamental. De novo, não veja como despesa, mas sim como investimento nas iniciativas de qualificação da sua equipe.

Aqui vale pensar amplo, levando em conta as habilidades técnicas e emocionais que os colaboradores que assumem determinadas funções precisam e também os treinamentos coletivos, que servem para estreitar os laços entre eles e fazer reverberar as mensagens da empresa.

#3 Seja justo no salário e pack de benefícios

Para manter um profissional qualificado trabalhando feliz e contribuindo com o que tem melhor para o seu negócio, você precisa fazer uma oferta salarial decente, de preferência acompanhada de um pack de benefícios atraente.

Embora as pessoas tenham diferentes critérios e motivações para se sentirem bem e realizadas no trabalho, as recompensas materiais que lhes permitem a realização de seus sonhos e projetos pessoais são unanimidade.

Com ofertas muito desequilibradas com relação ao praticado no mercado, você perderá facilmente seus profissionais e terá que lidar eternamente com os gargalos gerados pelo alto índice de rotatividade. Eles também são muito custosos!

#4 Desenvolva a cultura organizacional

Entre tantas outras atividades primordiais, esse parece um assunto supérfluo, mas não é. Empresas com uma cultura organizacional sólida e atrelada a propósitos sociais maiores do que a simples premissa de vender produtos e serviços são bem-vistas entre candidatos a vagas de emprego, o que facilita o recrutamento e seleção e também proporciona um ambiente mais qualificado para as equipes. Investir em employer branding, em constantes melhorias do clima organização e em comunicação interna efetiva para uma comunicação clara e transferência traz retornos na certa.

A retenção de talentos é um desafio na sua organização e está causando problemas no seu departamento financeiro? Um BPO especializado pode ajudar a encontrar as melhores soluções para você se recompor e retomar o fluxo de crescimento. Vamos agendar uma call?