Investimento e padronização de processos para um crescimento escalável

Antigamente não era esperado que as empresas pudessem ter um negócio escalável mantendo a mesma estrutura, mas conforme a realidade do mercado vem mudando esse tipo de conceito também. Toda empresa acaba tendo que se adaptar e crescer rapidamente as novas demandas e a escalabilidade vêm se tornando cada vez mais importante.

Um negócio escalável é um modelo de crescimento acelerado da empresa sem que a mesma aumente suas despesas exponencialmente, fazendo com que a rentabilidade do negócio também aumente consideravelmente. O sonho de todo empresário.

Imagine que sua empresa alcançará mais clientes sem aumentar seus custos, aumentando sua lucratividade. Sim, isso é um negócio escalável.

Entendendo a escalabilidade

O ponto da escalabilidade é o aumento da receita da empresa sem aumentar suas despesas, e também podemos incluir custos de expansão e investimento, já que não é necessária uma estrutura nova. Mas não se engane achando que um modelo escalável não requer ajustes, nesse caso o investimento é interno ajustando e aperfeiçoando:

  • Processos Internos;
  • Contratação de Pessoal;
  • Soluções Tecnológicas;
  • Maquinário;
  • Demais investimentos financeiros.

Com estes ajustes, a empresa consegue simplificar e padronizar seus processos interno acelerando sua produção interna com menos investimento e mais rapidez, diminuindo as despesas e aumentando seu faturamento.

Seu Negócio é Escalável?

Identificar o potencial de escalabilidade de uma empresa é muito importante em sua gestão, porque é a partir dessa orientação que começa o investimento e padronização dos processos e para isso pode-se considerar os seguintes pontos:

  • Os processos de produção podem ser ensinados? Um sinal de escalabilidade é que os processos mesmo específicos, podem ser ensinados assim aumentando a equipe;
  • O processo de produção é valioso? Se o produto é único e existe uma demanda muito alta no mercado para ele;
  • O processo de produção é repetível? O modelo de negócios pode ser ampliado e assim produzir receita recorrente?

Com esses pontos você conseguirá identificar se seu negócio é escalável ou não, é importante ressaltar que nem todos os modelos de negócios são aptos para essa modelagem. Normalmente indústrias, startups de soluções tecnológicas e serviços de comunicação possuem essa estrutura de expansão.

Benefícios da Escalabilidade

Além da padronização de processos dentro da empresa, um modelo escalável traz uma série de benefícios para o negócio em curto, médio e longo prazo. Conheça algumas:

  1. Valor de Mercado: O mercado financeiro valoriza empresas que possuem um modelo escalável, possui rentabilidade aumenta e por consequência seu valor de mercado.
  2. Desenvolvimento da Empresa: Como todo modelo de escalabilidade de concentra na padronização de processos e investimentos, todas as atividades do dia a dia são executadas a perfeição, impactando diretamente no desenvolvimento do negócio.
  3. Expansão do Negócio: A partir do momento que o negócio se torna escalável, sua expansão pode alcançar níveis globais, contanto com uma produção ágil e um produto único com alta demanda de mercado, outros tipos de consumidores serão atraídos facilmente.

Mas como Investir e Padronizar meu negócio para ser escalável?

Você já identificou que seu negócio pode ser escalável? O próximo passo é investir em uma série de práticas e aplicá-las diretamente na modelagem da sua empresa. Essas mudanças irão agilizar os processos de produção e aumentar a rentabilidade do negócio, principal característica de sucesso de um negócio escalável.

1)Padronização de Processos

O primeiro passo para um modelo escalável é a padronização de processos, para isso você precisa identificar todas as etapas do seu negócio, do começo até o fim das atividades da empresa. É necessário identificar todos os fluxos de trabalho, simplificar processos e desburocratizar procedimentos, isso é um processo normalmente longo para se concluir, mas vital para tornar realidade a escalabilidade.

Muitas empresas trabalham com ferramentas ou empresas voltadas para esse processo, garantindo uma maior taxa de sucesso sem grandes perdas, por isso identificar as necessidades de cada setor se torna fundamental para que essa realidade chegue mais rápido.

2) Investimento de Equipe

Já citamos que uma das características da escalabilidade é sua produção poder ser ensinada, o que nos leva há possibilidade de contratação de novos funcionários, assim garantindo qualidade no padrão já utilizado. Aí entra mais uma otimização, a empresa deve encontrar uma forma eficiente de repassar esse conhecimento em treinamento para o novo funcionário, buscando apoio em funcionários antigos.

A capacitação da equipe é um processo muito importante para um negócio escalável, assim eles trarão mais inovação e conhecimento para empresa e assim um desenvolvimento contínuo.

3) Diferencial de Mercado

Outra característica importante que já citamos aqui é um produto diferenciado que tenha alta demanda de mercado, chamamos de product Market fit (um produto que se adeque as necessidades do seu cliente ideal). Claro que isso deriva de um processo longo e muitos testes, já que é o sonho de quase todo empresário um produto ideal e de alto consumo.

Mas é através de um produto que tenha um diferencial de mercado que um negócio se torna escalável e justifica toda a padronização de processos internos, assim que o produto é lançado e testado pelos consumidos, a empresa estuda sua aceitação e começa os ajustes para sempre torna-lo mais inovador e mais competitivo no mercado, aumentando sua rentabilidade.

4) Metas sempre estabelecidas

Estabeleça metas de começar seu caminho no negócio escalável, isso é importante para começar a traçar seus planos. Com um objetivo em mente de escalabilidade e rentabilidade, o que você realmente deseja alcançar com seu negócio, se torna mais fácil começar a caminhar e a metrificar o alcance deles ou não.

Com metas claras e reais, você poderá começar a elaborar seus planejamentos e investimentos de forma adequada com um modelo escalável.

5) Despesas Otimizadas

É necessário um certo investimento inicial para transformar seu negócio em escalável, mas para que isso se torne uma faca de dois gumes, onde há mais saída do que entrada financeira é preciso alguns ajustes nos processos.

É importante a redução de despesas no negócio no dia a dia, comece pelo pequeno como desperdícios de materiais, despesas básicas e conforme for passando o tempo amplie essa redução, assim a rentabilidade dos demais processos será maior.

Mostramos aqui como identificar se sua empresa possui um modelo de negócios escalável e como poder investir e padronizar seus processos internos e de produção, para alcançar esse modelo de alta rentabilidade sem custo de expansão.

A Vibratto é uma empresa voltada para soluções financeiras, ou seja, voltada para seu negócio e trabalhamos em todas as linhas de frente para que seu negócio faça o que precisa fazer: Lucrar e Crescer!

Deixe as preocupações conosco e veja seu negócio expandir.

Esperamos que tenha gostado desse artigo, se ainda tiver dúvidas agende um call com nossa equipe de especialistas e conheça as soluções que preparamos para você.



WhatsApp chat Tire Dúvidas no WhatsApp