Planejamento financeiro 2020 – Sua empresa já possui?

Com o fim do ano e a aproximação de um novo ano, muitas coisas passam por nossas cabeças, não é mesmo? Geralmente aproveitamos esta época do ano para refletirmos sobre a nossa vida, sobre como foi o ano que passou, colocamos na balança o que foi bom e o que não foi, o que deveremos manter e o que deveremos mudar para ter um ano melhor. Prometemos mil coisas, como começar uma dieta, ter uma alimentação saudável, ir para academia, gastar menos, arrumar um novo emprego ou uma nova fonte de renda, ser uma pessoa melhor, enfim, muitas promessas são feitas. Mas estas promessas e reflexões sempre se voltam para a nossa vida pessoal. E quanto à sua empresa? Você fez reflexões sobre ela também? Viu o que foi bom e o que não foi? Planejou algo para ela em 2020? Neste artigo ajudaremos você a planejar um próspero ano para a sua empresa, através do planejamento financeiro. Venha comigo que eu lhe mostro como!

O que é Planejamento Financeiro?

O planejamento financeiro é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo indicar a situação financeira de sua empresa e auxiliar na tomada de decisão a respeito de novos gastos e de novos cortes de custos, fazendo uma projeção de suas despesas e receitas, permitindo a definição de metas a curto, médio e longo prazo. É ela quem define o orçamento da empresa, suas diretrizes e suas métricas de controle. Quanto mais flexível for o planejamento financeiro de sua empresa, melhor será a sua saúde financeira, pois desta forma ela será capaz de se adaptar às mudanças de cenário de forma mais rápida e segura. Ele deve antecipar situações que podem comprometer as suas finanças e desenvolver estratégias que sejam suficientes para alcançar metas financeiras preestabelecidas. Nenhum negócio, mesmo que seja um prestador de serviço que atua sozinho, deve deixar de fazer um planejamento financeiro, pois deste forma poderá perder a visão de seu real lucro e acabar levando a empresa por água abaixo.

É importante falar sobre o planejamento financeiro, pois ele que sustentará a sua empresa. Inicie o ano com este planejamento na ponta do lápis. Sente com seus sócios, colaboradores, investidores, pessoas que se beneficiam com o crescimento de sua empresa, e tracem juntos uma meta para o novo ano. Pese prós e contras das ideias, estabeleça metas a serem alcançadas, e como cada setor pode fazer para atingi-las. Desta forma, o planejamento será feito por pessoas que entendem da empresa, e que darão tudo de si para verem o seu crescimento, já que crescerão junto. É importante que, depois de feito este planejamento, ele siga durante todo o ano, sem interrupções desnecessárias, para o crescimento real de seu negócio. É por isso que ele deve ser feito com as pessoas que se interessam pelo seu crescimento e bom desenvolvimento, pois desta forma, ninguém vai querer atrapalhar seu bom andamento.

Como fazer um bom planejamento financeiro

Aqui você vai encontrar algumas dicas para fazer um bom planejamento financeiro para sua empresa ir de vento em popa em 2020!

1 – Analise a situação

Antes de planejar financeiramente o próximo ano, faça um diagnóstico completo da atual situação financeira de sua empresa. Para um bom planejamento financeiro você precisa de uma estimativa real do que deve ser seu objetivo de trabalho para este novo ano.

2 – Estude o mercado

Depois que já souber a situação financeira de sua empresa, parta para um estudo do mercado, verificando fatores internos e externos que possam interferir no negócio, analisando o que o mercado está comprando, como, o que está em alta, o que os clientes andam procurando mais, etc.

3 – Estabeleça seus objetivos financeiros 

Estabeleça os objetivos que pretende que sua empresa alcance neste novo ano. Liste todos eles, em ordem de prazos (curto, médio e longo). Em cada objetivo, tente esmiuçar o que você precisa para atingi-lo. Quando se há um destino, é mais fácil planejar.

4- Identifique oportunidades de aumentar a receita 

Sua empresa vende um determinado serviço ou produto, certo? Agregue valores a eles. Procure uma forma de aumentar suas vendas melhorando seus produtos e serviços, mesmo que isto necessite de um pequeno investimento, como especialização para alguns funcionários. Mas não se esqueça, tenha isso listado em suas metas.

5 – Faça uma revisão de sua estratégia empresarial 

Esta revisão deve passar pelos valores, metas e visão da empresa, e abranger o ambiente externo, por meio de oportunidades e ameaças, e o ambiente interno, com suas forças e fraquezas. Essa revisão é essencial, pois consolida a imagem da empresa, tanto para o público quanto para os seus colaboradores.

6 – Estruture a sua equipe 

Revise as responsabilidades, tarefas e desempenho de sua equipe, para que seja possível encaixar cada funcionário em suas novas estratégias. Isso também se faz necessário com prestadores de serviços e mesmo com você. Se há uma nova estratégia, todos devem estar de acordo. Este é o momento de organizar também as férias, programar cursos e treinamentos para todos, e estratégias para motivar a equipe.

7 – Tenha um bom software de gestão 

Hoje temos a tecnologia a nosso favor, portanto, utilizá-la na hora de gerir uma empresa se faz muito necessário. Não há como falar em planejamento financeiro eficiente sem falar de tecnologia e seus ótimos softwares de gestão, pois eles agilizam processos, permitem um melhor controle operacional, além de aumentar a produtividade da equipe

O ideal é que o planejamento financeiro seja feito o quanto antes, para que você não fique enrolado. O fim de ano é um época muito corrida, temos 13º para pagar, férias, festas de Natal e Ano Novo, ruas lotadas, cabeça a mil por hora… portanto, algo tão sério e que necessita de muita concentração para ser elaborado, não deve deixar pra ser feito em cima da hora, de forma corrida. Lembre-se de que é o bom desempenho e o futuro de sua empresa que está em jogo.

 



WhatsApp chat Tire Dúvidas no WhatsApp