Protopersona: o que é e como desenvolvê-la?

Protopersona

Quando se pensa na elaboração de uma estratégia logo pensa-se a respeito do público-alvo, não é novidade que compreender o comprador é fundamental não só para o desenvolvimento de produtos, mas também para a produção de conteúdo que orientará a aquisição de novos clientes.

Desenvolver uma protopersona, auxilia a criar um cliente com todas as características do seu potencial comprador (características, comportamentos, onde mora, que tipo de produtos consome, histórias pessoais, motivações), é um desenvolvimento de um perfil completo.

Mas porque isso é importante:
Enquanto o público-alvo trás informações bastante genéricas a respeito dos seus compradores, como:
Público-alvo: mulheres, de 24 a 30 anos, casadas, graduadas, com renda média mensal de R$ 3.000. Pretendem aumentar sua capacitação profissional.

A protopersona cria um perfil aprofundado que te permiete ter insights importantes na hora de criar sua comunicação e direcionar sua estratégia.

Camila, 27 anos, é administradora, trabalha numa multinacional de embalagens, recém-formado e deseja fazer pós graduação. É casada e vê nos estudos uma oportunidade de crescer profissional e financeiramente. Está buscando uma faculdade de renome para ampliar seus conhecimentos e melhorar seu currículo.
Gosta de estar com seus familiares e amigos, gosta de cinema e barzinhos.

Se você gostou, vamos te ajudar nos primeiros passos rumo a construção da sua protopersona:

1-Quais são as características principais do seu cliente (físicas, psicológicas e sociais).
2-Quais são seus interesses?
3-O que ele faz nas horas de lazer?
4-Quais redes sociais ele faz parte?
5-Qual seu nível de instrução?
6- Como ele se vê daqui 5 anos?
7- Que veículos de informação ele consome?
8-Quem é importante na hora de suas tomadas de decisões.
9- Quem o influência?

Essas são apenas algumas das muitas perguntas que podem ser feitas no momento de desenvolver uma protopersona.

Conhecendo o seu público aumentam as chances de falar com ele na hora, no momento e no tom certo.

Agora mão na massa e muito sucesso!



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