03 jul Quais são os 5 maiores desafios das empresas em 2023?
Esse ano trouxe grandes questões que têm impactos no futuros dos negócios: riscos inflacionários, altas taxas de juros e debates sobre uma necessária reforma tributária. Mas, em um cenário já tão tumultuado, quais são os maiores desafios das empresas em 2023? A Pesquisa Agenda 2023 da Deloitte buscou essas respostas.
Entre fevereiro e março desse ano, os pesquisadores entrevistaram representantes de nível executivo 501 empresas que, juntas, somaram R$ 2,1 trilhões de receitas em 2022, o equivalente a 21% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Foram esses executivos que apontaram os cinco maiores desafios do universo empresarial para os próximos meses:
1º Aumentar a produtividade/ eficiência (76%)
2º Aumentar as vendas (73%)
3º Melhorar a margem de resultados (71%)
4º Obter mão de obra qualificada (63%)
5º Lançar novos produtos e serviços (58%)
Aumentar contratações, abraçar a tecnologia e cuidar do meio ambiente
Apesar das angústias das empresas frente a um cenário de incertezas, há a expectativa de uma agenda positiva para os próximos meses. Há projeção de aumento de contratações para a maior parte dos negócios (44%) enquanto há poucos interessados em redução dos quadros (7%).
A transformação digital, principalmente no quesito “segurança”, também está sendo levada a sério dentro das organizações. Nesse ano ainda, 42% dos entrevistados pretendem aumentar os investimentos nessa área enquanto 46% planejam mantê-los no mesmo nível de 2022. As áreas que devem receber mais investimentos são infraestrutura tecnológica (32%), aplicações para os clientes (23%), gestão de documentos (21%), intranet da empresa (18%) e canais de vendas e pagamento (17%).
A agenda ambiental também tem destaque nos projetos das organizações ouvidas na pesquisa. De acordo com os entrevistados, 74% das empresas têm ao menos uma ação na agenda de responsabilidade ambiental, 30% possuem política de contratação de fornecedores com boas práticas de responsabilidade ambiental e 34% farão investimento em pesquisa e desenvolvimento para o uso de insumos com menor impacto ambiental.
Vale baixar a pesquisa Agenda 2023 da Deloitte e conferir os resultados na íntegra.
Ressaltamos também que a organização financeira é um aspecto que proporciona condições favoráveis para enfrentar melhor os maiores desafios das empresas em 2023. Conte com um BPO financeiro especializado para apoiar as suas estratégias e projeções. Vamos marcar uma conversa?