Qual é o indicador de que sua empresa está crescendo?

Todo empresário deseja o sucesso de sua empresa, não é mesmo? Ninguém abre uma empresa pensando no fechamento dela, mas sim em seu crescimento e seu sucesso. No Brasil, é muito mais fácil uma empresa falir do que progredir, por mais irreal que isso possa parecer. Algumas ainda fecham suas portas antes mesmo de começarem o processo de crescimento, quem dirá alcançar o sucesso.

Quando um negócio começa a crescer, também é um sinal de preocupação, pois quando aumenta o porte da empresa, necessariamente muda a sua forma de gestão, as decisões a serem tomadas também são diferentes, inclui o aumento de pessoal, etc.

É necessário que se tenha indicadores de performance, também conhecidos como KPIs, pois estas são as principais ferramentas que sua empresa precisa para reconhecer-se no mercado. O empresário precisa focar em alguns pontos, como: qual a situação atual de seu negócio; como está o desenvolvimento de cada área; quais são os problemas da empresa; qual a raiz dos problemas mais específicos; e como erradica-los.

O que são KPIs?

A sigla é a representação do termo em inglês Key Performance Indicators, que em português significa Indicadores Chave de Performance. Elas são importantes ferramentas de gestão para o acompanhamento de crescimento de sua empresa, auxiliando a medir seu sucesso, com um acompanhamento sistemático dos objetivos da organização. Em um modo geral, eles são um conjunto de parâmetros para ajudar na organização e administração de sua empresa.

Sabendo o que são KPIs e sua importância, toda a equipe se envolve na missão da empresa, alinhando esforços em torno das estratégias estabelecidas e do objetivo a ser atingido, pois ele faz com que os colaboradores da empresa entendam o quanto suas atividades colaboram para o crescimento da empresa e que fazem parte de seu sucesso.

É importante definir aqui que KPI não é o mesmo que métrica, pois a métrica é apenas um resultado. Porém, quando uma métrica se torna altamente relevante, ela pode vir a se tornar um KPI, na medida em que auxiliar a uma tomada de decisão na empresa.

Indicadores financeiros

Para saber se sua empresa está em crescimento financeiro, você deve utilizar os KPIs financeiros, ou seja, indicadores financeiros. Vem comigo que eu te mostro os principais indicadores financeiros que são essenciais para avaliar o crescimento de sua empresa.

  • Meça seu ROI (Return on investiment) frequentemente

O ROI é utilizado para avaliar a eficiência de seu investimento. Este indicador permite saber quanto de dinheiro a empresa ganhou ou perdeu com os investimentos feitos, sabendo, assim, quais investimentos valeram a pena ou não. Ele permite avaliar quais iniciativas contribuem para o resultado da empresa. 

Para calcular o ROI, a fórmula é simples: ROI= (Lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento.

  • Crescimento da receita

Verifique sempre o crescimento da receita de sua empresa. compare o quanto ela faturou este ano com o quanto ela faturou no ano passado. Se sua empresa tem menos de dois anos, compare os meses. Mas é importante que esse crescimento seja sempre medido e registrado, pois é dessa forma que você terá controle sobre o crescimento financeiro de sua empresa. Não se esqueça de levar em conta fatores como inflação. 

Para se fazer esse cálculo basta utilizar a seguinte fórmula: CR= [(Receita deste ano – receita do ano passado) / (Receita do ano passado)] x 100.

  • Ticket médio

Este indicador mostra o quanto os clientes gastam, em média, com seus produtos e serviços, ou seja, é o valor médio de vendas. Caso este indicador apresente crescimento constante ao longo do ano, é sinal de que sua empresa está crescendo. Através dele você pode identificar quais produtos ou serviços estão vendendo mais, podendo fazer um trabalho específico para estes. Também pode ser utilizado para calcular o rendimento dos seus vendedores, pois ele pode lhe mostrar quais estão se saindo bem e quais necessitam de ajuda para melhorar o rendimento.

Para fazer o cálculo, utilize a seguinte fórmula: Faturamento em 1 mês x nº de clientes= ticket médio mensal da empresa.

  • Margem de contribuição

Este indicador mostra quanto da receita gerada é direcionado para despesas fixas e quanto é o lucro.

Ele detalha o valor do preço de venda e seus custos e despesas variáveis, e o quanto fica disponível para a empresa pagar suas despesas fixas após os descontos.

A margem de contribuição é dividida em 4 tipos:

  • Margem total: avalia a estratégia da operação e como está a estratégia de venda;
  • Margem Unitária: aqui você deve conhecer a margem de cada produto, para saber os com as maiores e menores margens;
  • Margem por canal: quando se separa os produtos por canal, se tem maior visibilidade dos que estão sendo mais e menos explorados para venda;
  • Margem por vendedor: esta margem ajuda não só a ver a quantidade, mas a qualidade das vendas. Nem sempre o melhor vendedor é aquele que acumula mais vendas, e sim o que faz as vendas com qualidade, garantindo, assim, o retorno do cliente.
  • Capital de giro

É o valor mínimo que uma empresa deve ter em caixa, que serve para mantê-la funcionando, e engloba todo o financeiro acessível dela. Ele mantém a empresa ativa e funcionando. Quando seu cálculo tem um resultado negativo, significa que a empresa precisa de fonte externa de capital de giro. Já quando o resultado é positivo, significa que o fluxo financeiro da empresa está crescendo como esperado.

Para calcular o capital de giro é bem simples também, basta diminuir os passivos circulantes dos ativos circulantes, desta forma:

CGL (Capital de Giro Líquido) = AC (Ativos circulantes) – PC (Passivos circulantes)

Os ativos circulantes são o financeiro atual da empresa, como fluxo de caixa e dinheiro em banco, e os passivos circulantes são as contas a pagar, como salários e fornecedores.

A conta também pode ser feita com outra fórmula, que se dá:

Capital de Giro= – Contas a receber + Contas a pagar – estoque

Esse número é de suma importância, pois se ele passar a dar negativo vezes seguidas, é sinal de que a sua empresa está indo ladeira abaixo…

O importante é que você conheça bem a sua empresa, e saiba exatamente o que está fazendo, e o principal, que goste do que está fazendo!