Qual o nível de maturidade digital da sua empresa?

Você já parou para pensar no nível de maturidade da sua empresa? Esse é um aspecto sobre o qual todo empreendedor deve refletir para acelerar a evolução e se desenvolver mais rapidamente e com mais consistência no ambiente atual dos negócios.

Mas, afinal, o que é maturidade digital?

Basicamente, a maturidade digital é um termo que define o nível de conhecimento técnico e a implementação da tecnologia digital nas empresas. Inúmeros benefícios estão associados ao alto nível de maturidade digital de uma empresa, entre os quais, podemos destacar a produtividade e a satisfação dos clientes.

Vale observar que a maturidade digital não deve ser hoje em dia um privilégio de grandes corporações. Inclusive, com os novos modelos de trabalho, com a expansão das opções de híbrido e home office, pedem, mais do que nunca, uma agilização da transformação digital em qualquer negócio, independentemente do porte e do segmento. Várias plataformas têm suas versões gratuitas com funcionalidades reduzidas ou por período determinado de experimentação que podem e devem ser aproveitadas.

A transformação digital de uma empresa passa por diferentes áreas e para tudo o que você imaginar, há uma solução digital que pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, entre eles, podemos destacar:

  • Gerenciamento de projetos

Há inúmeros softwares de gerenciamento de projetos que facilitam a integração da equipe e a organização do trabalho, entre as quais podemos citar o Trello, o Asana e o Runrun.it.

  • Comunicação e marketing

Ainda temos as plataformas específicas para organizar suas atividades de marketing, com automatização de e-mails, mensagens no WhatsApp, organização e programação de posts nas redes sociais. Dentro desse perfil, depende da finalidade, temos empresas como o MailChimp, com foco em e-mails, a RD Station, de inbound marketing, e a HubSpot, que alia inbound marketing a potente ferramenta de gerenciamento da relação com o cliente (CRM).

  • Gestão financeira

Na área de gestão financeira também há soluções que integram a área como um todo, como a Conta Azul até soluções mais específicas como a NFE.o, que está voltada para o processo de gestão das NFes.

Ainda há soluções voltadas para negócios de nicho, vale a pena fazer uma pesquisa sobre as plataformas digitais que podem dar suporte a aspectos específicos do seu negócio.

É muito importante e altamente recomendado que a sua empresa desenvolva uma estratégia para atingir sempre novos patamares em relação à maturidade digital. Evidentemente, é preciso prever orçamento para isso, não só para o investimento nas plataformas como também para treinamento e capacitação das equipes em alguns casos.

Recentemente, a Opinion Box divulgou resultados de uma pesquisa sobre a maturidade digital nas empresas B2B. É interessante que 61% dos entrevistados consideram que o nível de maturidade digital da empresa é alto ou muito alto. No entanto, 56% têm necessidade de aprovar orçamento com gestão/ provar a necessidade da ferramenta e 55% encontram dificuldades para encontrar a melhor ferramenta do mercado.

O fato é que os desafios da maturidade digital não estão restritos ao B2B e fazem parte do dia a dia de empresas de diferentes perfis. Aqui na Vibratto, nós encorajamos os nossos clientes no avanço rumo à maturidade digital porque sabemos que há muitas vantagens no médio e longo prazo. Como BPO financeiro, damos todo o suporte e avaliamos com nossos clientes a viabilidade e ajudamos a organizar a casa, no que diz respeito às finanças, para a adoção dessas plataformas digitais.

Se você quer apoio para a gestão financeira da sua empresa para, inclusive, melhorar o nível de maturidade digital do seu negócio, vamos agendar uma call.