Terceirização do financeiro: o que é e quais são seus benefícios?

A terceirização do financeiro é uma prática que entrega diversos benefícios para os empresários que contratam esse tipo de prestadora de serviços.

É comum a terceirização de serviços no mundo dos negócios, o que é chamado de BPO, sigla para Business Process Outsorcing, que em português corresponde a: Terceirização dos processos dos negócios. Isso significa que as tarefas que não fazem parte da missão principal da empresa são terceirizadas. O objetivo é que a empresa foque seus esforços e recursos às suas atividades principais.

O BPO financeiro trata-se da contratação de uma empresa especialista em gestão financeira para cuidar de todos os processos administrativos-financeiro de sua organização. Essa parceria é estratégica para o negócio, pois entrega benefícios como otimização de tempo, economia de recursos e vantagem competitiva.

Continue lendo e saiba quais são os principais benefícios da terceirização do setor financeiro.

1 – Aumento da produtividade

O aumento da produtividade se dá pela otimização do tempo disponível para se dedicar aos negócios. Com a terceirização financeira, empresários, gestores e funcionários podem focar recursos e atenção às atividades da empresa, resultando em ganho de produtividade.

2 – Redução de custos

Implementar um departamento financeiro interno requer investimentos em infraestrutura (sala, móveis, equipamentos, por exemplo), softwares de gestão financeira (que precisam ser ágeis, inteligentes e atualizados para executar todas as tarefas pertinentes ao setor financeiro) e profissionais para realizar a administração financeira de forma adequada.

Contratar um ou mais colaboradores internos para cuidar da administração financeira de sua empresa exige um custo que pode ser consideravelmente oneroso para a empresa.

Os melhores profissionais do mercado financeiro têm certo valor, que inclui as despesas para a sua formação e especialização, pois além de possuir formação e conhecimentos na área financeira, precisam estar em constante atualização e treinamentos, pois os processos mudam rapidamente. Além disso, deve-se considerar custos com encargas trabalhistas e previdenciários como salário, 13º salário, férias, benefícios, contribuição com o INSS, rescisão, entre outros.

Uma empresa de gestão financeira fica encarregada de todo o processo de contratação e encargos de profissionais altamente capacitados para realizar as funções administrativas do seu negócio, além de possuir de toda a infraestrutura e softwares adequados a um custo muito menor.

3 – Equipe especializada

Os administradores financeiros possuem a formação necessária e constantemente atualizada para realizar os processos administrativos-financeiro da melhor forma. A empresa prestadora de serviços financeiros tem a obrigatoriedade de manter uma equipe especializada e dedicada para entregar todas as funções básicas de administração financeira, além de gerar vantagem competitiva.

4 – Melhores práticas de processos financeiros

A gestão financeira de uma empresa impacta significativamente nos objetivos empresariais, como obtenção de lucro e manter a continuidade dos negócios. Por isso, os processos devem ser executados em conformidade.

Uma empresa de gestão financeira é especialista em sua área de atuação e possui processos e métodos bem definidos e estruturados, visando entregar valor à empresa contratante.

5 – Apoio à gestão estratégica do negócio

Quando os processos de gestão financeira são executados eficientemente, são capazes de gerar relatórios importante para tomada de decisões. Processos como projeção de fluxo de caixa, análise financeira e de desempenho, entre outros, são ferramentas estratégicas para traçar planos e alcançar o sucesso do negócio.

Tire suas dúvidas sobre a terceirização do financeiro entrando em contato com um de nossos especialistas. Conheça todas as soluções que preparamos para você e sua empresa.

 

Leia mais:

Quais são as atividades que a terceirização permite?