Você tem uma empresa mas não sabe se está tendo lucro ou prejuízo?

Ter foco no negócio é um hábito que os empresários e empreendedores devem criar desde o dia em que a empresa abre as portas.

Isso acontece porque o período que compreende aos primeiros meses até os primeiros anos é muito importante para o sucesso da empresa. A prova disso é que um número considerável de estabelecimentos e instituições acabam fechando as portas em pouco tempo.

A razão de muitos empreendedores do Brasil não chegarem nem perto de se tornarem empreendedores de sucesso é simples: não se envolver com as finanças de seu negócio. Com isso, o que deveria ser um processo planejado e até mesmo “tátil” transforma-se em algo “místico”, ou seja, baseado na intuição, em outras palavras, procura-se o lucro no escuro e ele nunca está no alcance das mãos.

O pior é que muitos acreditam que basta se esforçar para satisfazer os clientes, atendendo aos seus pedidos e realizar entregas rápidas e com produtos de qualidade é o suficiente. Claro que tudo isso é importante, mas não ter noção alguma de como está o fluxo de caixa, quanto é gasto por mês com despesas, etc. faz com que tudo isso não valha nada.

Um momento em que vem o choque de realidade é quando os empreendedores planejam as férias e notam que não têm dinheiro o suficiente. A conclusão que podemos chegar sobre isso é que uma empresa que não possui ferramentas e/ou profissionais que saibam lidar com números, é quase impossível saber se uma empresa dá lucro ou prejuízo.
Como saber se a empresa está dando lucro?

Um erro comum que os empreendedores cometem é acreditar que o lucro e o fluxo de caixa são duas maneiras distintas de se falar sobre coisas iguais. Na verdade, ambos são parâmetros que um empreendedor deve ter para cuidar da gestão financeira de uma empresa. Mas, qual é a diferença entre eles?

• O fluxo de caixa é o resultado da entrada e saída de dinheiro. Em outras palavras, quanto dinheiro a empresa tem disponível em qualquer período do mês e do ano. Para calcular, basta subtrair as despesas do total de dinheiro que a empresa faturou no mês.

• Já o lucro é quanto há um excedente entre o valor que foi faturado, os custos e os gastos necessários para manter o negócio em pé. Já o prejuízo é quando o valor dos custos e das despesas supera o que foi faturado.

Agora que você entendeu o que é lucro e como ele se diferencia do fluxo de caixa, veja algumas dicas e formas de descobrir se a sua empresa é lucrativa ou está com alguns problemas.

Mantenha as suas contas organizadas

Muitos empreendedores do Brasil se perdem na tarefa de organizar contas, esquecendo de colocar no papel as contas de água, luz e telefone. Além disso, devem ser levados em consideração os gastos com fornecedores e, é claro, os salários, encargos trabalhistas, impostos, etc.

Para calcular as despesas, é preciso saber que existem dois tipos:

• Despesas fixas são aquelas que devem ser pagas todo mês, como as contas e os salários. Em outras palavras, manter o negócio aberto depende do pagamento em dia das despesas fixas.

• Despesas variáveis é aquele que aumenta à medida que se vende, por exemplo as embalagens e fretes. Os imprevistos também devem ser calculados como despesas variáveis.
Para manter as finanças em dia, leve também em consideração o valor que você investiu em melhorias, contratação de novos colaboradores e com marketing. Em outras palavras, tudo o que afetou o caixa e que precisa ser levado em conta se você quer ter foco no negócio.

Com isso, você saberá o gasto bruto de sua empresa, que nunca muda, e terá noção do que precisa fazer para aumentar os lucros, como diminuir os gastos com as despesas variáveis. Também é importante para saber quando é o momento de realizar um novo investimento.

O resultado deve ser calculado por uma equipe de contabilidade para descobrir se a empresa está tendo lucro ou prejuízo. Uma falha dos empreendedores, especialmente os empreendedores digitais (já que, muitas vezes, não têm espaço físico) é não ter uma equipe para lidar com as finanças.

É por isso que a terceirização financeira pode ser a solução para a sua empresa deixar de ficar no vermelho e começar a lucrar.

Por que investir na terceirização financeira?

Conscientes da falta que uma equipe financeira faz, muitas empresas estão investindo na terceirização financeira. Entretanto, ainda fica a dúvida se negócios de pequeno e médio porte também podem terceirizar o setor financeiro.

A resposta é positiva e, na verdade, os benefícios para uma empresa iniciante chegam a ser até maiores do que uma grande.

Se você, como muitos, ainda está com receio de trazer a terceirização financeira para o seu negócio, confira as vantagens:

Você não precisará gastar com softwares de gestão

Softwares de gestão são ótimos aliados para manter as finanças em dia. No entanto, seus custos e manutenção podem pesar no orçamento da empresa. Além disso, aprender como usá-los, realizar o processo de migração, treinar o pessoal e definir parâmetros também leva tempo. Contratar uma equipe de terceirização financeira, portanto, é contar com uma empresa de empreendedores de tecnologia e que levará soluções adequadas para uma melhor gestão.

A rotina financeira ficará otimizada

Como vimos, administrar as finanças é mais complexo do que parece, por isso, tudo o que entra e sai da empresa se torna mais organizado com a contratação de uma equipe de terceirização financeira.

As chances de erro diminuem e a segurança aumenta

A não ser que os empreendedores tenham uma equipe financeira própria, ou pelo menos um encarregado, fazer todos os cálculos fica na mão do gestor. Obviamente, com tudo o que acontece no dia-a-dia de uma empresa e todas as decisões a serem tomadas, alguma coisa sempre passa batido no fluxo de caixa.

Por isso, a terceirização financeira é a melhor alternativa, pois a equipe tem processos financeiros definidos e prioriza a segurança da empresa.

Você ganha tempo e pode ter foco no negócio

Muitas pessoas que abriram uma micro ou pequena empresa têm a impressão de que conseguem dar conta de administrar as finanças e ainda sobrará tempo para se dedicar ao negócio. Mas, até quando?

Se o negócio crescer, aumentará o número de clientes para atender, precisará contratar diversos fornecedores, ao mesmo tempo em que precisará dispor mais tempo para colocar as finanças em dia.

Por isso, a equipe de terceirização financeira te dá mais tempo para cuidar do que realmente importa: ter foco no negócio. Além disso, você não vai precisar colocar nas mãos de seus colaboradores a obrigação de aprender como cuidar do financeiro.

Empresa organizada = decisões acertadas

Os empreenderes de sucesso sabem que manter o financeiro organizado significa ter todas as informações em mãos para saber tomar boas decisões, saber a hora de investir, etc. Além disso, ter uma projeção do fluxo de caixa no futuro garante que medidas preventivas sejam tomadas para que a empresa passe por períodos de crise.

Com isso, até mesmo os funcionários se beneficiam, pois será possível saber, com precisão, a hora de dar um aumento, fazer uma bonificação, etc. Naturalmente, funcionários mais felizes significa maior foco no negócio e melhores resultados.

E você, é claro, poderá fazer uma retirada para planejar as férias do sonho sem comprometer a sua empresa.

Para um microempreendedor, saber como está o crescimento de seu negócio é importante para decidir o momento de expandi-lo, contratando colaboradores, melhorando os equipamentos e até mesmo mudar o estabelecimento para um lugar melhor.

Você terá mais tempo para pensar em soluções criativas e inovadoras

Com a concorrência, uma empresa que oferece sempre o “mais do mesmo” está fadada ao fracasso, mesmo que a qualidade de seu produto e/ou serviço seja boa. Com a terceirização, você e seus colaboradores terão mais foco no negócio e encontrarão maneiras de se destacar no mercado.

E não é só isso: Sabe aquela frase “por que eu nunca pensei nisso antes?”? Pode ser que o que esteja tirando seu lucro seja algo que você não consegue enxergar. No entanto, a terceirização financeira permitirá que uma equipe especializada em propor soluções criativas e inovadores auxilie você a manter as finanças em dia e se tornar um empreendedor de sucesso.

Você terá todas as suas necessidades atendidas em um só lugar

Como já foi dito, a gestão financeira envolve diversos processos e fatores, tais como a análise financeira, o controle de fluxo de caixa, a revisão das contas que foram pagas, emissão de notas fiscais e boletos bancários, etc.

Pense nos custos que você teria ao contratar todos estes serviços em locais diferentes. É muita coisa, não? Por isso, a terceirização financeira tem total foco no negócio e poderá te oferecer tudo o que precisa para ser um empreendedor de sucesso em um lugar só.

O financeiro é muito importante para que você tenha foco no negócio e deve ser levado em conta desde os primeiros meses, pois perder o controle das finanças pode ser fatal. Se você deseja ser um empreendedor de sucesso, não confie na sorte, contrate uma empresa de terceirização financeira.

Deixe suas finanças nas mãos de uma empresa segura, com profissionais capacitados. Agende uma call com nossos representantes e descubra como a terceirização financeira pode ajudar a transformar sua empresa em um grande sucesso!

BAIXE NOSSA PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA GRÁTIS



WhatsApp chat Tire Dúvidas no WhatsApp