3 dicas para aumentar sua lucratividade e começar sua transformação digital

Navegar em tempestades, ou seja, trabalhar em tempos ruins é algo quase que de praxe para os líderes e gestores do setor financeiro. Mas mesmo com essa carga de experiência, nem todos estavam preparados para o nível de dificuldade imposto pela pandemia.

A principal questão aqui é para que gestores e líderes financeiros possam passar por turbulências desse tipo, precisam de equipes mais ágeis e saber antecipar possíveis problemas e ter uma resposta rápida para as demandas de seus clientes.

E para tanto, não há outro caminho que não o da transformação digital, que é a porta de entrada para uma nova era na gestão financeira.

O que é a transformação digital?

Combinar tecnologias e metodologias para escalar negócios, no sentido de aumentar tanto a qualidade como a eficiência é uma das definições aplicáveis ao conceito de transformação digital.

Alguns números do mercado confirmam que as empresas estão entendendo a importância da transformação digital:

  • Segundo a Gartner, 87% dos senior business leaders acreditam que a digitalização é uma prioridade;
  • 58% dos negócios que ainda não começaram seu processo de transformação digital disseram que a Covid-19 acelerou seus planos neste sentido;
  • As principais tendências estratégicas que vão guiar o crescimento e a disrupção incluem o uso de Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning.

Mas para que a sua transformação digital seja um sucesso e sua empresa esteja preparada, é necessário trabalhar três pontos vitais. Você sabe quais são?

O que é o tripé da transformação digital?

Você também pode gostar de ler: Transformação Digital Na Área Financeira: Principais Desafios!

Um dos pontos mais importantes na transformação da área financeira, não é apenas o emprego de novas tecnologias, mas sim o trabalho com uma equipe bem treinada, mais analítica e com processos bem elaborados e funcionais.

Todos esses pontos reunidos são chamados de tripé da transformação digital: pessoas, processos e tecnologia.

Processos

Quantos processos poderiam ter sido implementados nas empresas antes da pandemia, que poderiam ter ajudado a salvá-las na crise? Inúmeros! O Covid-19 mostrou que diversos negócios não estavam preparados para estruturas de atendimento diversificado, modalidades digitais, etc.

Quando falamos em transformação digital, significa a implementação de processos e tecnologias para facilitar o desempenho de diversas atividades no dia a dia, ter acesso a dados verídicos como base para tomada de decisões e ainda ser capaz de visualizar o futuro da empresa com seis meses de antecedência, um ano.

Significa valorizar a tecnologia como sua aliada e não inimiga, algo que vem para somar como mais um integrante da equipe. Mas para isso, o departamento deve estar alinhado com essa realidade e cultura, desde o começo até o fim e com todos os processos desenhados na ponta do lápis para serem implementados tecnologicamente.

É importante frisar que as empresas que desejam se manter no mercado, não tem outra opção senão começar a implementação de processos mais modernos e iniciar sua transformação digital. Hoje o mercado valoriza esse tipo de negócio, então se você deseja continuar, é necessário que comece a evoluir urgentemente e não abrir mais espaço para a concorrência.

Pessoas

A tecnologia não exclui pessoas, nem todos os processos mais alinhados do mundo podem ser substituídos por máquinas. É preciso valorizar o valor gerado pelas pessoas,sua capacidade analítica no dia a dia da tesouraria.

Um profissional que pensa mais, que analisa mais não precisa e não pode ser substituído por uma máquina com inteligência artificial, mas sim unido a ela para que a empresa possa escalar seu desempenho positivo.

Você otimiza seu negócio com processos desenhados e apoiados na tecnologia somado a análise crítica de pessoas treinadas, que já conhecem a empresa e o mercado e podem ver o panorama geral. Mas acima de tudo, é analisar é valorizar o profissional da área financeira e seu conhecimento.

Tecnologia

A tecnologia hoje é uma aliada muito forte dentro de uma empresa, com processos bem desenhados e otimizados, pessoas capazes de ter um pensamento analítico e ferramentas e softwares disponíveis para execução, é o tripé da transformação digital agindo ao seu favor.

Mas é preciso ter um cuidado com todas as informações que são tratadas diariamente, a segurança cibernética é um item importantíssimo no seu checklist de implementação digital.

A segurança cibernética é um conjunto de ações sobre pessoas, tecnologias e processos contra os ataques cibernéticos. Por vezes nomeada como segurança digital ou segurança de TI, é uma ramificação na segurança da informação,

A segurança da informação tem como objetivo tratar e proteger os dados físicos e digitais. Ou seja, a segurança cibernética ou cibersegurança é uma área que atua no ambiente digital, na prevenção, mitigando e recuperação frente aos ataques cibernéticos.

Assim você protege as informações da sua empresa e de seus clientes contra diversos tipos de ataques, mantendo processos otimizados e pessoas capazes de operá-los. Essa é a chave do sucesso para sua transformação digital ser eficiente.

A Vibratto é uma empresa voltada para soluções financeiras, ou seja, voltada para seu negócio e trabalhamos em todas as linhas de frente para que seu negócio faça o que precisa fazer: Lucrar e Crescer!

Deixe as preocupações conosco e veja seu negócio expandir.



WhatsApp Tire Dúvidas no WhatsApp