Transformação Digital na área financeira: principais desafios!

É imprescindível  que as empresas busquem por novas tecnologias para se atualizarem e não perderem espaço dentro do mercado, assim conseguirem atender novas demandas de clientes e atingirem seus objetivos.

Por isso, hoje vamos falar sobre a famosa transformação digital nas finanças corporativas e quais os benefícios que trazem para os negócios.

Conceito de transformação digital

Transformação digital longe do que muitos entendem, vai muito mais além  do que digitalização de processos e documentos na adoção de tecnologias. Por mais que sejam ações necessárias e positivas, elas ficam no campo de automação de processos e modernização de tarefas.

Na área financeira ela tem como objetivo a coleta e análise de informações que poderão auxiliar na tomada de decisões de forma assertiva, além da elaboração de estratégias e investimentos que possam trazer bons retornos a empresa.

Quais são as principais tendências da transformação digital?

Para se ter acesso a dados cada vez mais confiáveis e entrar de forma definitiva na era digital, é necessário conhecer as principais tendências para poder usufruir e identificar os benefícios que essas ações podem oferecer à organização.

Big Data

É uma importante ferramenta da transformação digital pelo fato de simplificar a tomada de decisões por meio de uma análise massiva de dados. Quanto mais informações são reunidas, mais insights são apresentados, formando novas fontes para explorar.

Espera-se que o papel do Big Data se torne cada vez mais relevante principalmente à medida que as estratégicas da instituição forem colocadas em prática. Além disso, as informações sobre um ramo do mercado podem auxiliar na identificação de oportunidades em outra área de atuação.

Avaliação de riscos

Com as constantes mudanças dentro do cenário financeiro, e a grande quantidade de dados a serem analisados e a necessidade de tomar decisões cada vez mais rápidas, é primordial analisar os riscos com a maior precisão possível.

Por isso, antes de colocar alguma ideia em prática é necessário analisar alguns fatores e se fazer algumas perguntas como:

  • Quem são os envolvidos e quais riscos eles oferecem;
  • Quais são os pontos fracos do projeto ou da companhia;
  • Qual a chance de falha da iniciativa;
  • Eventuais planos de prevenção e controle de danos caso não seja possível prever o resultado com precisão.

Reestruturação de processos

Processos são a base de qualquer coisa, principalmente dentro da transformação digital, não é possível utilizar ferramentas com êxito sem elas. Por isso, é necessário reestruturar os procedimentos manuais para transformá-los em digital por meio de automatização de tarefas e integração de novidades para a rotina.

Otimização de recursos

Para uma startup conseguir passar pelo processo de transformação digital não é tão díficil, na parte financeira o necessário é o mapeamento da estrutura de custos, assim como a relação de receitas e insights com projeções, cruzamento de informações e outras formas de tratamento de dados financeiros.

Com a automatização da rotina financeira com processos enxutos e mais eficientes, o que pode reduzir e até mesmo eliminar qualquer tipo de risco      às movimentações financeiras. Não podemos deixar de mencionar a segurança de dados, item importantíssimo na transformação digital.

Como impulsionar a transformação digital na empresa?

Você também vai gostar de ler esse artigo: Desafios Do CFO Com A Gestão Do Fluxo De Caixa

Uma empresa para se manter relevante dentro do mercado precisa impulsionar sua transformação digital para garantir assim um serviço de qualidade e eficaz. Para isso, você pode:

  • Conduzir e executar projetos com práticas ágeis;
  • Adotar processos e ferramentas que facilitem e incentivem a captação de projetos e colaboração dos funcionários para a geração de inovação;
  • Implementar iniciativas que possam preparar, potencializar a estruturação e fornecer informações, propiciando o crescimento da empresa por meio da tomada de decisões acertadas, orientadas por dados precisos que alavancarão os projetos;
  • Impulsionar toda a empresa para o crescimento digital.

Transformação Digital: Infraestrutura e cultura corporativa

Nem toda empresa precisa de um departamento de TI completo e robusto, mas para uma transformação digital que possa atender as expectativas de clientes e parceiros, é necessário o mínimo de integração de alguns processos de softwares e tarefas.

Um dos motivos é o poder que a transformação digital tem de carregar junto com ela até empresas que não se preocupam com o conceito, mas investem crescentemente em tecnologia e se esforçam para modernizar processos conhecendo soluções e seguindo tendências que são gerais.

Não há como se transformar, sem utilizar tecnologia ao seu favor ou sem modificar a sua cultura corporativa. Uma startup precisa extrair o melhor dos dois pontos ou se remodelar.

Isso porque ela tem de privilegiar o digital e os benefícios que ele pode gerar, para o que podem ser permitidas mudanças como flexibilização na hierarquia, eliminação de práticas e desenvolvimento de novas formas de aprendizado e disseminação do conhecimento.

A Transformação digital é necessária, principalmente na área financeira em qualquer tipo de empresa. Isso faz a diferença para seus clientes e parceiros de negócio, quem se aperfeiçoa e evolui, se mantêm mais tempo no mercado.

A Vibratto é uma empresa voltada para soluções financeiras, ou seja, voltada para seu negócio e trabalhamos em todas as linhas de frente para que seu negócio faça o que precisa fazer: Lucrar e Crescer!

Deixe as preocupações conosco e veja seu negócio expandir. Fale conosco!



WhatsApp chat Tire Dúvidas no WhatsApp