Capital ético: por que você precisa preservar e fortalecer o da sua empresa?

Vivemos lembrando nossos clientes sobre a importância de ter caixa equilibrado, perspectiva de receitas crescentes e bom controle das finanças da empresa de um modo geral, mas, vale também uma conversa fundamental que pode botar os melhores indicadores financeiros a perder se não estiver bem resolvido. Portanto, vale a provocação: você tem cuidado do capital ético do seu negócio?

O capital ético pode até ter ficado mais em evidência com a urgência da atenção aos princípios de ESG (sigla em inglês para environmental, social e governance) dentro das empresas, mas a verdade é que sempre foi importante e empresas que falharam em formar e fortalecer seu capital ético foram rechaçadas pelo público e pelos diversos stakeholders ao longo do caminho.

O fato é que empresas que não dão atenção ao capital ético têm a vida cada vez mais curta na atual conjuntura.

Capital ético não é só coisa de empresa grande

Importante destacar que capital ético não é um assunto restrito a grandes corporações. Empresas de todos os portes precisam se atentar. Você fortalece o capital ético do seu negócio com um conjunto de atitudes tais como:

  • Escolhas de diversas ordens que preservem o meio ambiente, seja a escolha de fornecedores mais alinhados aos princípios de sustentabilidade ou digitalização de forma a evitar excesso de papel.
  • Tratamento adequado e reconhecimento aos seus colaboradores.
  • Respeito aos consumidores no mais amplo sentido.
  • Definição de uma política de compliance e atitudes condizentes com esse acordo.

É muito importante que o tratamento do tema capital ético dentro das empresas seja algo legítimo e saia do campo do discurso para a prática.

3 questões importantes sobre o capital ético

Há três pontos sobre o capital ético que as empresas devem observar:

  1. Os investidores estão mais propensos a apostar em empresas com capital ético já fortalecido. Os consumidores estão mais dispostos a comprar de empresas que trabalhem bem o capital ético. O fator econômico é preponderante para que qualquer negócio persiga esse tema.
  2. O capital ético está ligado à perenidade das corporações. Como falamos no começo do texto, vivemos um movimento natural de depuração do mercado e o indicador reputação é extremamente valioso para o presente e futuro das organizações.
  3. É importante que as empresas tenham capacidade de comunicar o seu capital ético e reverberar suas práticas.

Aqui na Vibratto, gostamos de ir além das nossas atividades de BPO financeiro e estimular nossos clientes a refletir sobre assuntos que não são tão pragmáticos, mas fazem toda a diferença para o desenvolvimento e sobrevivência das empresas. Se você tem interesse em saber mais sobre o nosso modo de trabalhar, vamos agendar uma call.



Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?