A maior parte do seu faturamento depende de um cliente, o que fazer?

Sabemos que é muito importante captar clientes, principalmente os que compram com demanda constante. Um cliente desse tipo nos enche de orgulho, pois podemos prever nosso fluxo de caixa. Porém, quando o nosso negócio começa a depender apenas deste cliente, algo está errado. Isso passa uma falsa confiança para a empresa, pois se o cliente passa por alguma crise e se afasta do seu negócio, a sua empresa passa por uma crise também. Se este cliente for para uma empresa concorrente, a sua poderá ser muito prejudicada, pois você se encontrará sem fontes financeiras alternativas.

Além do mais, este tipo de cliente, quando percebe que é único, acaba fazendo algumas exigências, como produtos diferenciados, descontos exorbitantes, etc. Saiba que nem sempre vale a pena investir tanto assim.

Depender de poucos clientes ao iniciar um negócio é normal, mas vira um problema se continua assim depois de um tempo.

Este artigo vai te mostrar como fidelizar novos clientes, para que, desta forma, você não seja dependente de apenas um ou outro.

Você conhece bem a sua cartela de clientes?

Às vezes, por depender tanto de um único cliente, você acaba não conhecendo toda a sua cartela. Nela devem estar inclusos todos os clientes que já compraram seus produtos ou serviços, mesmo que tenha sido apenas uma vez. Você deve estudá-la e se perguntar o motivo destes clientes não terem retornado, ou não serem tão fiéis quanto o outro.

Você deve ter em mente qual o seu público-alvo, pra quem você deve dirigir o marketing de sua empresa, criar a sua persona de acordo com o seu público. Assim, você poderá aumentar a sua cartela de clientes, e até mesmo fazer com que os que já se encontram nela passem a comprar mais em seu negócio.

Ticket médio

Você sabe o que é o ticket médio de uma empresa? Com ele você descobre o quanto a sua empresa fatura por cliente. Para fazer este cálculo, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas de determinado período. Você também pode fazer o cálculo de ticket médio de determinado produto ou serviço, e em cima de determinado cliente também, dependendo de sua necessidade. Desta forma, pode-se concluir que quanto maior o ticket médio de sua empresa, mais seus clientes gastam com seus produtos.

Fazer seu cálculo frequentemente te leva a saber o quanto seus clientes estão satisfeitos com o que você entrega a eles, o quanto suas ações de marketing estão dando de retorno, entre outros pontos que são de grande importância para medir o desenvolvimento e o faturamento de seu negócio, para saber se você está indo no caminho certo.

Captar novos clientes ou fidelizar os que já possuo?

É claro que é importante para todo negócio captar novos clientes, porém, ainda mais importante, é fidelizar. Não adianta fazer esta captação, se ao longo do tempo não houver a fidelização. Inclusive, se falarmos de investimento, você investirá muito menos na fidelização do que na captação, e é uma estratégia muito mais efetiva para que sua empresa cresça gerando lucro e rentabilidade.

Quando se investe em fidelização, tenha em mente que toda a etapa de apresentação e conhecimento da marca já foi alcançada, o que sempre demanda um maior gasto. Fidelizando você vai investir em quem já abriu a carteira pra você, quem já adquiriu o seu produto, portanto agora você deve focar em mantê-los interessados, a não procurar a concorrência, a acreditar que o seu produto e serviço é o melhor do mercado.

Como cuidar de todos os meus clientes?

Muitas empresas caem no erro de limitar o contato com o cliente ao ato da efetivação da compra. Quando isso acontece, o cliente pode acabar esquecendo-se de sua empresa, de onde comprou tal produto ou adquiriu tal serviço, por isso é muito importante que você trabalhe o pós-venda em sua empresa. Pense em você como cliente, você não gostaria de ser “abandonado” por uma empresa da qual adquiriu um serviço, então acredite, o seu cliente também não. Todos gostam de receber um carinho, de ser cuidado, portanto é importante para o cliente (e para a sua empresa) que este contato pós-venda seja feito. Ligue, pergunte, mande e-mails, se importe!

Com a fidelização, você garante clientes comprando mais, pois, se ele está fidelizado, significa que está satisfeito com o que está adquirindo de sua empresa. logo, você poderá mexer em seus preços, pois se o cliente está satisfeito, não se incomodará em pagar um pouco mais pelo seu produto ou serviço.

É interessante que você insira aqui um marketing de relacionamento, afinal, não podemos esquecer de que “quem não é visto, não é lembrado”. Faça sempre com que eles se lembrem de você, de sua marca. Temos a tecnologia em nossas mãos, portanto abuse das mídias digitais! Envie e-mail, utilize as redes sociais, mande mensagens de aniversário, de preferência com algum tipo de brinde, como um cupom de desconto, por exemplo.

Um programa de fidelização também é muito importante, pois demonstra a importância que sua empresa dá para o cliente, e ele percebe isso. Desta forma, não deixará que a concorrência leve o seu cliente embora facilmente. Se você for pensar em baixa de preços, lembre-se de que o seu concorrente também pode descobrir formas de fazer o mesmo, portanto seria legal um programa de fidelização diferente, que tenha a cara da sua marca e de seus clientes, proporcionando a eles experiências diferenciadas. Você pode oferecer algum tipo de bônus para clientes antigos, e cupons de desconto não são descartados, mas vale a pena pensar em algo agregado a ele. Surpreenda seus clientes!

Esta ação de fidelização faz com que a empresa tenha um relacionamento saudável com o seu cliente, fazendo com que este gere uma maior rentabilidade para sua empresa. Surpreender e superar as expectativas dos clientes faz com que eles vejam valor em sua marca.

Podemos concluir que, com a fidelização de sua cartela de clientes, você não ficará mais dependente de um único cliente, certo? Não se esqueça de que captar novos clientes também é importante, mas fidelizar os já captados é ainda mais eficaz!

 

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