Aprendizado na Pandemia: O que sua empresa aprendeu no financeiro?

A pandemia está se mostrando um momento muito complicado para as empresas, mais de um ano depois do seu início, ainda podemos nos deparar com negócios engatinhando e sem soluções prontas para atender a nova realidade da economia.

O impacto da pandemia em negócios despreparados foi profunda, alguns foram obrigados a migrar para a casa e se viram obrigados a migrar para o digital sem preparo algum, outros viram seu faturamento despencar ao ponto que suas empresas fecharam as portas.

Aos que conseguiram sobreviver até agora, com menor ou mais dificuldade, só restou se adaptar à mudança. Aos que não sentiram muitas turbulências, a palavra mais constante é PLANEJAMENTO.

Contudo, essa turbulência ainda não passou e para as próximas que estão por vir, o mercado ainda deixa lições para que sua empresa não seja a próxima a cair, prevenir é a chave. Por isso, separei algumas lições que devem ser aprendidas e mantidas em mente para os próximos passos.

Aprendizado sobre Cuidar do caixa

Você pode gostar de ler: Desafios Do CFO Com A Gestão Do Fluxo De Caixa

O caixa de uma empresa é o sangue que circula no organismo profissional, sem ele absolutamente nada funcionaria de forma plena. Você precisa de recursos para manter sua equipe em dia, adquirir novos insumos para continuar produzindo e manter seu negócio sempre no azul e lucrativo.

Sem um fluxo de caixa adequado, bem organizado, fluido e sendo acompanhado de perto é quase impossível manter uma empresa em pleno funcionamento. Quais são as próximas entradas? Saídas? Como serão os próximos meses? Previsibilidade é o ponto de partida, fora o fato de poder ter um reserva financeira para momentos mais apreensivos.

A primeira lição da pandemia é: tenha um caixa organizado e um fluxo sadio, para poder se preparar para emergências.

Aprendizado sobre Pessoas

Se o caixa é o sangue, o combustível da máquina operante, as pessoas são os membros, quem conduz a operação. Por mais que você possa trabalhar sozinho, para crescer precisa de uma equipe, nem tudo se consegue sozinho.

Ter a ideia, produzir, prospecção de clientes, financeiro, cobranças, etc. Tudo são necessárias pessoas para auxiliar e elas não podem ser substituídas pela tecnologia. Lembre que ferramentas vieram para facilitar o processo, mas uma mente analítica é fundamental para que os dados se tornem o caminho para os próximos passos.

Inclusive te convido a ler meu último conteúdo, onde falo bem sobre isso: Tripé Financeiro (linkar o conteúdo aqui).

Pessoas gostam de serem reconhecidas pela contribuição à empresa, pela dedicação aos resultados e podem auxiliar em como melhorar processos. Nunca se esqueça que pessoas compram de pessoas e não necessariamente de máquinas.

Segunda lição da pandemia: as pessoas não podem ser peças de substituição, elas fazem parte para que a máquina cresça.

Aprendizado sobre Transformação digital

Sabe aquela frase do saudoso Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica!”? Isso nunca foi tão verdade como agora com a pandemia. Empresas que tinham métodos engessados de atendimento e venda, que não possuíam espaço no digital foram soterradas pelos concorrentes que já tinham desbravado essa seara.

O que antes era considerado modinha, agora é sinônimo de sobrevivência e quem hesitou no passado em dar os primeiros passos e abraçar a tecnologia, teve um grande prejuízo.

Comece desde agora a implementar sua empresa digitalmente, não deixe que seus concorrentes comecem a ocupar o espaço que poderia ser seu.

Terceira lição da pandemia: comece a transformação digital no seu negócio, principalmente no seu financeiro e comece a otimizar processos e economizar dinheiro.

Aprendizado sobre Foco no negócio

Foco no seu negócio, quem tem mãos de polvo e deseja fazer tudo sozinho, acaba não fazendo nada e não saindo do lugar. A partir do momento que você terceiriza diversos setores como por exemplo, o financeiro, ganha-se tempo e qualidade.

O tempo que você estaria tentando realizar as cobranças e organizando seu caixa, poderia ter delegado ao profissional financeiro e por fim, dedicado aquele momento a pensar em novas promoções para aumentar sua base de cliente.

Tempo de emissão de notas fiscais, poderia ter sido empenhado na verificação da qualidade e atendimento ao cliente, outro bom exemplo.

Tempo que você negociou prazo de dívidas no banco, poderia ter sido empregado em novas ideias para sua empresa, resultando em uma maior diversidade de produtos e assim mais clientes.

Planejamentos mensais, qual a previsão de caixa, quais os pontos que pode-se melhorar, tudo isso com uma terceirizada financeira seria possível, mas você prefere fazer tudo sozinho e ainda perder os prazos.

Quarta lição da pandemia: delegue tarefas para um profissional adequado e foco no seu negócio, quem não terceiriza não cresce e abre espaço mais uma vez para a concorrência.

Aproveito e indico a leitura deste conteúdo sobre terceirização financeira: financeiro as service, onde explico melhor este ponto. (linkar conteúdo)

A Vibratto é uma empresa voltada para soluções financeiras, ou seja, voltada para seu negócio e trabalhamos em todas as linhas de frente para que seu negócio faça o que precisa fazer: Lucrar e Crescer!

Deixe as preocupações conosco e veja seu negócio expandir.