Como renegociar contrato de aluguel e fornecedores?

Não importa o momento, se é uma crise como a da pandemia ou mesmo nessa reta de final de ano, contar com bons parceiros de negócio é uma das receitas de sucesso que uma empresa precisa seguir. Por isso, saber renegociar contrato com fornecedores ou mesmo renegociar contrato de aluguel é de máxima importância.

No entanto, ainda estamos em pandemia por mais que algumas empresas e nichos de mercado já tenham conseguido se adaptar ao home office ou a períodos de trabalho menores, ainda sim a sombra do COVID-19 existe e não pode ser ignorado.

E por isso, alguns reajustes em cima da inflação foram feitos e alguns cuidados devem ser tomados, principalmente quando falamos em renegociação de contratos.

Como funciona o reajuste?

Só para você entender, o contrato de aluguel passa pelo principal indexador que é o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), é considerado o indicador mensal do nível de atividade econômica do país.

Ele registra a inflação com base na análise de preços de itens que vão desde a matéria-prima agrícola, industrial até bens e serviços finais, mas sem distinção de renda. Existem três outros índices próprios como o IPA, IPC e INCC que incluem outros preços e acabam compondo o IGP-M.

Contudo, o ponto é que esse índice é usado para reajustar os valores de aluguéis foge a normalidade, pois deveria ser usado apenas em casos extraordinários. E aqui temos a pandemia, que acabou forçando uma disparada do índice para 24,51%, determinando de forma irreal e economicamente inviável, principalmente para pequenas empresas, reajustes dessa forma em novos períodos de aluguel.

O que fazer para renegociar contrato de aluguel mais favorável?

Você pode gostar de ler: Como Controlar As Finanças Da Empresa Em 07 Passos?

Renegociar é realizar concessões. O primeiro passo é uma revisão do contrato de locação substituindo o índice do IGP-M, por um que atenda melhor a realidade econômica brasileira. Fora isso, outras dicas podem ser relevantes.

Diálogo

Estabeleça um diálogo amigável com o proprietário para tentar conseguir um desconto. Argumente sobre pontualidade e o cuidado que tens com o imóvel, isso sempre ajuda na hora de renegociar contrato de aluguel.

Sensibilização

Converse com o proprietário e o deixe a par de sua condição financeira atual, principalmente devido à pandemia, obviamente que os custos que você poderia arcar há 2 anos, não são os mesmos de agora. 

Lembre sobre seu histórico

Lembre o proprietário do cenário de pandemia que estão vivendo, que ainda há incertezas principalmente com a alta na inflação e mostre seu histórico de bom pagador, porque para ele ainda é vantajoso alguém conhecido que pague em dia, do que alguém novo que pode dar dor de cabeça.

Aumente o prazo

Bata na tecla da redução de valores, mas coloque um prazo maior de locação. Isso dará a sensação de estabilidade, por mais tempo em contrato com você.

Registro

Não se esqueça, tudo que for negociado deve ser registrado para evitar desentendimentos futuros. 

Como renegociar contrato com fornecedores?

Leia também: Planejamento Financeiro Empresarial: Como Um BPO Pode Te Ajudar?

Para conseguir renegociar seu contrato de forma atrativa, deve ter em mente que diminuir os custos com a aquisição de matéria-prima e garantir suporte operacional, para que você. Para isso você precisa desenvolver três passos:

  • Explorar;
  • Negociar;
  • Manter.

Explorar

Antes de partir para renegociar contrato com fornecedores, faça sua parte e pesquise o mercado sobre valores e características funcionais dos produtos que busca. A partir dessa sondagem, é possível ter uma dimensão do que está sendo praticado hoje.

O recomendado é fazer pelo menos três orçamentos, que devem constar:

  • Valores cobrados;
  • Formas de pagamento disponíveis;
  • Especificações da venda;
  • Tempo de entrega.

Negociar

Aqui vamos para a etapa de negociação, depois de realizar as cotações você deve partir para as tentativas de diminuir os preços praticados com o fornecedor atual. Uma tática muito útil é utilizar como ponto de partida a cotação de menor valor entre outros potenciais fornecedores.

Também é possível negociar outras condições com o fornecedor atual, caso ele ainda esteja disposto a atender as demandas da empresa. Lembre-se que o mais importante é que o negócio seja vantajoso para ambos os lados e atenda as necessidades em jogo.

Manter

Depois de encontrar o fornecedor ideal, capaz de atender às demandas da companhia, é fundamental que a empresa estabeleça uma boa relação com ele, a fim de mantê-lo como parte atuante do processo produtivo do negócio. 

Isso é importante porque contribui para que a corporação responsável por fornecer o serviço ou o produto contratado continue a operar com qualidade e conforme todas as disposições acordadas.

O que fazer para negociar com fornecedores?

Alguns passos são essenciais para se ter um bom contrato no próximo ano, inclusive alguns pontos já falamos aqui no blog.

Prazo e preço prévios

Determine previamente prazos de preços, descontos, prazo de entrega e formas de pagamento. Tenha isso registrado e faça seu planejamento de compras previamente. Conheça bem seus limites, para que não haja escolhas erradas e haja algum impacto financeiro na empresa.

Antecipe o renegociar contrato com fornecedores

Não deixe a negociação para a última hora, pois pode gerar impactos negativos na empresa, principalmente se houver uma troca de fornecedor inesperada. Isso também serve, para que você demonstre conhecimento de mercado.

Trate como parceiro

Um erro que muitas empresas cometem, é tratar o fornecedor como adversário em vez de parceiro e a renegociação vira um campo de batalha. Isso passa a imagem de que para um ter uma vantagem o outro precisa perder algo.

Lembre-se que toda negociação deve ser vantajosa para ambos os lados e atender as demandas em jogo. 

Use a tecnologia ao seu favor

Para acelerar contratos e toda a burocracia documental, porque não investir em ferramentas de assinaturas eletrônicas? Além da rapidez, é seguro e prático. Acelerando negociações, conte também com chamadas em vídeo.

A Vibratto é uma empresa voltada para soluções financeiras, ou seja, voltada para seu negócio e trabalhamos em todas as linhas de frente para que seu negócio faça o que precisa fazer: Lucrar e Crescer!

Deixe as preocupações conosco e veja seu negócio expandir.