Por que as empresas devem investir em inovação?

Investir em inovação é uma meta que deve ser perseguida por empresas desde o marco zero. No cenário econômico altamente competitivo e globalizado, isso não é só uma questão de escolha, mas um mecanismo de sobrevivência.

Recentemente, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) fez uma pesquisa a partir de dados do Ministério da Economia e jogou luz sobre o fato de que 38% das 25 mil empresas que exportam são pequenos negócios. A princípio, esse é um dado positivo, mas, quando olhamos para o share de valores negociados para o país, essas exportações correspondem a apenas 1%. E por que tanta discrepância?

Ao analisar os itens exportados pelas MPEs, o Sebrae identificou que mais de 60% deles são produtos de baixa tecnologia agregada ou não industrializados.

As vantagens de investir em inovação

O investimento em inovação é, portanto, uma necessidade não só para melhorar a competitividade a nível internacional. Há outras vantagens:

  • Empresas com base tecnológica geram empregos mais qualificados e com melhores remunerações.
  • Empregos mais qualificados elevam a renda e os indicadores de qualidade de vida da população.
  • Há uma contribuição mais efetiva para o Produto Interno Bruto (PIB) do país.
  • As empresas criam mais condições para crescer, mantêm-se alinhadas às novas tecnologias e tendências, reduzem custos, aumentam a produtividade, melhoram os processos e a relação com os clientes.

 

É lógico que o caminho para o investimento em inovação deve estar alinhado aos princípios do ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, cuidando dos aspectos sociais, ambientais e de governança implicados no processo.

Evidentemente que a decisão sobre investir em inovação precisa estar baseada em uma análise financeira rigorosa do momento da empresa. Se precisar de ajuda para esse tipo de avaliação, fala com os especialistas da Vibratto. Vamos marcar uma call e pensar juntos em caminhos para a sua empresa inovar e decolar.