Por que você deve fazer o planejamento financeiro de 2023 para a sua empresa agora?

É setembro e vamos dar alguns motivos para começar o planejamento financeiro de 2023 para a sua empresa agora. Ah, mas ainda falta um quadrimestre inteiro pela frente e a gente não tem muita certeza dos cenários…Não importa! É preciso começar agora.

Esse é um hábito que estimulamos entre os clientes da Vibratto. Como recomendação básica, recomendamos que o planejamento financeiro seja feito respondendo à seguinte pergunta “como sobreviver ao ano de 2023?”, considerando respostas três hipóteses distintas: o cenário otimista, em que tudo flua melhor do que o esperado, seja para o seu segmento ou para a economia como um todo, o cenário conservador, em que os percalços são levados em contas, mas nada muito fora da rota, e o cenário pessimista, com muitas intempéries e alto grau dificuldade. Nenhuma empresa está imune a essa situação, acredite!

Aqui vão os principais motivos pelos quais você deve começar a se dedicar ao planejamento financeiro de 2023 agora:

Questões tributárias

Se você precisa avaliar o seu enquadramento tributário com o seu contador e vocês decidem mudar, é preciso tomar decisões com antecedência para começar um ano calendário novo (que tem início em 1º de janeiro), já no regime escolhido. As opções são o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. A mudança de um para outro precisa ser estudada e as providências burocráticas tomadas com antecedência.

Os objetivos para o ano e os caminhos para atingi-los

Para traçar qualquer plano, você precisa definir os objetivos e então, pensar nos caminhos factíveis para atingi-los. Você já se perguntou o quanto você vai receber de dividendos no final do ano de 2023? Já tem um fluxo de caixa projetado, considerando receitas e despesas?

Do total faturado, o quanto você vai poder reinvestir no negócio? É suficiente para chegar aos seus objetivos? Quantos clientes você precisa ter na sua carteira para obter o faturamento que você deseja? Para atender bem a essa quantidade de clientes, você vai precisar fazer contratações? Quais serão os impactos no seu orçamento? Será que a maneira de aumentar esse faturamento é mesmo buscando novos clientes?

Hora de fazer ajustes

Nessa projeção financeira para 2023, vale pensar também em caminhos alternativos para aumentar receitas e diminuir despesas da empresa. O que você pode cortar sem prejudicar a essência do negócio para ter mais dinheiro em caixa? Dá para automatizar alguns serviços operacionais? Adotar metodologias ágeis pode trazer algum ganho em produtividade para o seu negócio com reflexos positivos nas receitas?

Sugerimos que você leia o nosso artigo “8 ideias para aumentar as receitas da sua empresa em tempos adversos” para ter algumas inspirações nesse sentido de ajustes pontuais para aumentar receitas e diminuir despesas.

São muitas perguntas a serem feitas, muitas delas sem respostas claras e definitivas, mas vale muito a pena refletir sobre todas elas e começar o planejamento financeiro de 2023 para a sua empresa agora. Você terá informações valiosas e tempo de corrigir rotas para começar o ano a todo vapor.

Na Vibratto, como BPO financeiro, conseguimos dar orientações mais específicas aos nossos clientes para o que deve ser considerado na hora de fazer o planejamento financeiro de 2023. Que tal marcar uma conversa com os nossos especialistas? Um ano promissor começa com as finanças organizadas.