Seu negócio está preparado para faturar 10 milhões?

Muitos empresários, ao abrirem suas empresas, acreditam que estão no caminho certo para o sucesso e que sua empresa será capaz de um faturamento alto em breve. Mas nem sempre é o que acontece, não é mesmo?

Quando se abre um negócio próprio existe um investimento de capital, o chamado capital social, onde o cálculo do investimento nem sempre é feito da forma adequada para a empresa, pois não visa o crescimento dela, apenas a abertura e os primeiros anos.

Os empresários acreditam que em breve os lucros virão, e se sentem totalmente preparados para faturar 10 milhões! O erro é que eles se esquecem de que a empresa deve crescer junto com o faturamento, isto é, você não pode aumentar o seu faturamento sem aumentar a sua empresa, seus produtos e serviços.

Quando o empresário acredita no aumento sucessivo de faturamento, mas não concilia isso com o crescimento organizacional da sua empresa, o resultado pode ser até mesmo desastroso.

Como se preparar, então, para faturar 10 milhões?

Pra começo de conversa, o empresário deve investir no seu pessoal. Isso mesmo, em seus colaboradores. Uma equipe bem formada e bem preparada, que é reconhecida, é a base para o bom crescimento de uma empresa. Porém este investimento deve ser sempre muito bem pensado e, principalmente, muito bem calculado.

Um funcionário contratado custa, para a sua empresa, de 2 a 3 vezes mais que o salário que será pago a ele. Isso porque os custos com impostos e obrigações que constam na CLT devem ser pagos em dia, e claro, não são baratos. Por isso este investimento deve ser bem pensado, e a equipe, bem escolhida. Deve haver confiança entre patrão e funcionários, comprometimento e responsabilidade de ambas as partes.

O empresário deve estar por dentro de tudo em sua empresa, principalmente da parte burocrática. Isso não quer dizer que deva avocar toda a responsabilidade, ao contrário, as funções devem ser delegadas, responsabilidades, divididas, mas é importante saber o que está acontecendo.

E é importante também conhecer os delegados, saber de suas responsabilidades. Imagine que você tenha um funcionário do financeiro, e este, sem querer esquece-se de pagar um imposto? E o tempo passa aquele imposto fica pra trás, e você não sabe de nada? Imagina o que isso pode vir a causar no futuro? Portanto, ao delegar funções, você deve conhecer seus delegados, e supervisionar os serviços.

Como manter sua empresa organizada

A organização de uma empresa não é coisa fácil de fazer. Manter uma empresa funcionando em pleno vapor, consolidada, estruturada… nada disso é fácil, mas também não é apenas para grandes empresários! Você mesmo pode abrir sua pequena empresa, em casa mesmo, mas para que ela dê certo, deve seguir como se fosse uma macro empresa, com o pensamento lá na frente, visando o crescimento dela, se preparando para faturar 10 milhões, e para isso, o mais importante é se preparar e se organizar.

Veja, se você pensa em abrir seu negócio, ou mesmo em expandir o que já possui, saiba que o sucesso e a demanda exigem que a empresa cresça junto. Não há como manter o mesmo padrão se você pretende alcançar melhores resultados. Algo tem que mudar para que isso aconteça, certo?

Algumas dicas para preparar seu negócio para faturar 10 milhões

  1. Ter um diferencial

Muitas vezes o produto ou o serviço que você pretende comercializar já existe no mercado, então o mais importante é que o seu tenha um diferencial. Coloque a sua cara nele, dê o seu toque.

  1. Estar aberto a novas experiências

Se você realmente tem o perfil empreendedor, você deve estar aberto a experimentar novas experiências. Testar novas dicas, tendências. Pode dar certo, mas se você não tentar, já não deu, não é mesmo?

  1. Reconhecer seus colaboradores

É de extrema importância que seus colaboradores se sintam valorizados dentro da empresa. Ele pode até não estar trabalhando no que gostaria, mas se ele se sente realmente reconhecido por seu esforço, ele fará sempre de maneira melhor, e isso é fundamental para a empresa. Um colaborador feliz trabalha com mais vontade e sempre prazer em fazer isso. Também é importante saber exatamente a quantidade de colaboradores que sua empresa irá necessitar, para que não haja gasto desnecessário, pois como vimos, o custo de um funcionário para a empresa não é baixo.

  1. Bolar uma estratégia

Cada empresa tem a sua personalidade, logo, cada uma tem uma estratégia. Então, de acordo com o perfil de sua empresa, você deve criar a sua estratégia de comercialização. Comece organizando os gastos, e siga com o faturamento. Faça os cálculos, e a partir daí, crie a estratégia.

  1. Visão, missão e valores

Toda empresa deve ter, independente do seu porte, sua visão, missão e seus valores fundamentados. Estes devem ser criados ali, junto da empresa, e devem ser respeitados por toda a vida. Crescendo, expandindo, aumentando… os valores, a missão e a visão devem ser preservados.

Vemos muitas matérias, principalmente na internet, com chamadas de “Ganhe x em z dias!”, ou ainda “Como ganhar y sem investir!”. Ora, se você é um empresário sério, que quer uma empresa sustentável, uma empresa embasada, consolidada, você não cai nessas pegadinhas! Pode funcionar para alguém? Pode ser que sim, mas se não houver um real estudo do que você quer pra você e pra sua empresa, isso acaba nos primeiros 5 anos.

Conheça sua margem de lucro

Para que sua empresa progrida, é necessário que você tenha e conheça a sua margem de lucro, pois só assim você vai ter como começar a preparar a sua empresa para faturar 10 milhões. Com o controle da sua margem de lucro, você verá o real faturamento de sua empresa, vai saber se está tendo despesas acima do esperado, e poderá tomar providências para que isso não volte a ocorrer.

O conhecimento da sua margem de lucro vai te ajudar com o crescimento da empresa, e vai te deixar preparado para eventuais despesas, como alguma perda de estoque ou algum processo jurídico, por exemplo.

Enfim, quando não se pensa com afinco no que realmente deseja para sua empresa, quando não há uma estratégia a seguir, você vai perceber que, na verdade, faturar 10 milhões, quando mal administrados, pode vir a ser muito pouco…

 

Leia também:

Financeiramente, a terceirização vale a pena?



WhatsApp chat Tire Dúvidas no WhatsApp