Educação Financeira Pós-Pandemia: Como será a retomada e gestão de crédito?

Educação Financeira Pós-Pandemia: Como será a retomada e gestão de crédito? Que a pandemia gerou impactos negativos em diversas áreas, isso todos nós sabemos. E claro que uma das causas para esse problema, é a falta de conhecimento em educação financeira e claro, gestão de crédito. Por isso, vamos abordar hoje um cenário muito interessante e que pode se tornar real.

Desafios da Crise

Vamos falar sobre o panorama atual, numa pesquisa divulgada pelo The Guardian informa que 20% dos entrevistados vêem a pandemia como um alerta sobre gerenciamento financeiro de forma adequada e os números pioram.

Cerca de 30% alega que não está preparado para enfrentar os reflexos da crise, que nós todos sabemos que estão vindo a passos largos, e 38% afirma que começou a pensar em economizar dinheiro e levar a sério um fundo de emergência devido a crise.

O que isso nos diz? Simples, nós não estivemos e nem estamos preparados para a crise atual e nem posteriores, agora fica o alerta se poderemos nos preparar para o futuro numa situação de pós-pandemia e é aí que entra nosso conteúdo de hoje.

Retomada da Crise

Passamos quase que o primeiro semestre inteiro com o pensamento na crise e sofrendo seus altos e baixos, a expectativa agora no segundo semestre é o sentimento de retomada, virada de chave.

Agora mais do que nunca, os números mostram que a população como um todo precisa de crédito, trabalho e decisões de consumo. Mas aqui o ponto é mais delicado, precisamos de uma retomada cuidadosa e consciente.

É importante que nessa virada, todos estejam conectados com um conhecimento maior em educação financeira. Por que todos os mercados terão mudanças, alguns já estão em transição inclusive.

Um ótimo exemplos, são empréstimos. O número de casos de pessoas que estão aderindo a linhas de crédito para situações desnecessários vem aumentando no Brasil, ou seja, é uma forma de acabar com um problema se gerando outro e sem o devido planejamento financeiro acabamos tendo mais um endividado que provavelmente levará seu negócio para a falência em seguida.

Conhecimento em educação financeira pós-pandemia

Isso é um assunto inesgotável, para que fique bem claro o quanto isso é importante para todos os brasileiros e empreendedores principalmente. Organizar as contas é fundamental para qualquer negócio.

A crise do coronavírus deixou evidente que se a educação financeira fosse levada a sério desde a mais tenra idade, muitos saberiam como lidar com a crise e com suas finanças de maneira adequada.

Podemos ir mais além, tratar deste assunto no começo da vida profissional mesmo que tardiamente ao meu ver, ainda sim poderia ter evitado muitas dores de cabeça no cenário atual.

Inclusive, esse assunto já foi tema de muitas abordagens a famosa gestão de crises, que também falaremos em breve no quesito financeiro.

Quais os principais problemas em uma gestão financeira ineficiente?

Nesse segundo semestre, procure olhar de forma diferente para suas finanças e seus negócios. Tenha ao seu lado um contador ou uma empresa de contabilidade consultiva ao seu dispor, saiba tomar as decisões certas com cautelas.

Não repita os erros abaixo, isso pode fazer diferença em sua gestão financeira na pós-pandemia. A crise vai passar, mas sem esse conhecimento seu negócio não.

Patrimônio Individual x Empresa

Um dos maiores problemas hoje e que não deve persistir nessa retomada. Confundir patrimônio da empresa com o seu pessoal. Cada um tem suas finanças, seu próprio planejamento. Quando você mexe demais em um e mistura com o outro, acaba com a tendência de descontrole financeiro e quando se dá por conta, a empresa não tem mais condições de perdurar e seu financeiro pessoal acaba indo junto com ela.

Falta de Planejamento Financeiro

Esse é um ponto que conversamos exaustivamente, sem um planejamento financeiro adequado como conseguirá identificar os pontos que precisa de atenção na vida das finanças de sua empresa?

Como poderá saber quais são suas entradas e saídas, a real lucratividade da empresa, onde estão os gargalos de custos que devem ser reduzidos ou excluídos para que o negócio tenha um fôlego?

Nessa retomada ter tudo anotado na ponta do lápis, vai separar os falidos dos salvos.

Mais dívidas sem receitas

Eis o ponto chave que falamos lá no ínicio, como contratar mais crédito sem saber se terá condições de quitá-lo?

Isso é imprescindível para manter a saúde de suas finanças e por mais uma vez a educação financeira se mostra necessária e aliada ao planejada ao planejamento para futuras previsões.

A Vibratto é uma empresa voltada para soluções financeiras, ou seja, voltada para seu negócio e trabalhamos em todas as linhas de frente para que seu negócio faça o que precisa fazer: Lucrar e Crescer!

Deixe as preocupações conosco e veja seu negócio expandir. Ainda não tem um negócio? Leia nosso conteúdos e comece a conhecer melhor o mundo das finanças, para desde já se precaver.

Esperamos que tenha gostado desse artigo, se ainda tiver dúvidas agende um call com nossa equipe de especialistas e conheça as soluções que preparamos para você.



WhatsApp chat Tire Dúvidas no WhatsApp